sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mais de 60 atletas de judo, futebol e atletismo de Macau em formação em Portugal




Macau, China, 14 ago (Lusa) -- Mais de 60 atletas de judo, futebol e atletismo de Macau participam em ações de formação em Portugal, disse hoje o secretário de Estado do Desporto e da Juventude de visita à Região Administrativa Especial chinesa.

"Está a decorrer, neste momento, um estágio com jovens que estão atualmente em Portugal no judo, em Anadia, e que tiveram até o prazer de poder treinar com a nossa seleção principal", numa delegação composta por duas dezenas de judocas, disse Emídio Guerreiro.

Para Portugal rumou também um conjunto de 36 atletas, com idades entre os 10 e os 13 anos, para um estágio na Academia de Alcochete do Sporting, acompanhados por quatro treinadores de futebol, os quais também vão receber formação, a somar à seleção escolar de atletismo de Macau que participa no Torneio Olímpico Jovem.

Os estágios, de duas semanas, decorrem em diferentes momentos. "O judo está a acabar e futebol a começar", detalhou Emídio Guerreiro, que hoje esteve reunido com o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Cheong U, o qual lhe endereçou o convite para visitar em Macau por ocasião dos Jogos da Lusofonia, que se realizaram em Goa, no início do ano.

O enquadramento das ações de formação específicas, 'fechadas' em maio com a visita do presidente do Instituto de Desporto de Macau, é suportado por Portugal, indicou Emídio Guerreiro, sublinhando que tal se enquadra na estratégia delineada.

"Definimos estrategicamente que o nosso espaço de atuação é o espaço da lusofonia e, por isso, damos bastante importância aos jogos da Lusofonia, aos jogos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e é também no âmbito desse vetor estratégico que cá estamos para a poder consolidar", afirmou.

Recordando que Portugal e Macau têm um protocolo e um memorando de entendimento na área do Desporto há já alguns anos, o secretário de Estado destacou o "reforço" de que tem vindo a ser alvo a cooperação bilateral com a adoção de "medidas práticas".

"Estamos a deixar a fase das reuniões de cúpula para que finalmente o memorando se traduza em ações concretas", observou.

Para Emídio Guerreiro, afigura-se assim "muito importante" conseguir multiplicar estas ações de estágio "porque não basta a vontade política para cimentar toda esta relação histórica entre territórios tão distantes".

"A melhor forma de consolidarmos tudo isto é pormos os jovens a confraternizar e o desporto é um instrumento excelente para isso", defendeu, adiantando que, em 2015, haverá "mais trocas e estágios": "Vamos agora definir em que modalidades e em que parcerias. Podem ser as mesmas ou não, depende um pouco também daquilo que Macau queira e vamos tentar também, tal como se fez no passado, enviar para cá alguns atletas".

Emídio Guerreiro estará até sábado em Macau, onde, além de encontros bilaterais com entidades do Desporto na Região, irá assistir à cerimónia de abertura do Grande Prémio Mundial de Voleibol Feminino, partindo domingo para Nanjing, na China, onde vão decorrer os Jogos Olímpicos da Juventude, nos quais Portugal estará representado por um universo de 22 atletas.

DM // PA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana