sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Crescimento do PIB em Macau abranda para 8,1% no segundo trimestre




Macau, China, 29 ago (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau aumentou 8,1% em termos reais no segundo trimestre de 2014 em comparação com o período homólogo do ano passado, um aumento inferior aos 12,4% verificados no trimestre anterior.

De acordo com os dados revelados pelos Serviços de Estatística e Censos, a descida justifica-se com o "impacto do declínio das exportações de serviços do jogo, que conduziu ao abrandamento do crescimento económico".

Ainda assim, o crescimento manteve-se, devido, principalmente, ao aumento do investimento e das exportações dos outros serviços turísticos.

"Realça-se que o investimento privado, as exportações de bens e os outros serviços turísticos subiram 56,4%, 10,4% e 10,4% respetivamente. Em contrapartida, as exportações de serviços do jogo desceram 0,5% em termos anuais", afirmam os serviços de estatística em nota à imprensa.

Os serviços de estatística apontam ainda um acréscimo de 7% em termos anuais da despesa de consumo privado. A despesa de consumo final das famílias realizada no mercado local e no exterior subiu 7,3% e 6,6% respetivamente.

A despesa de consumo final do Governo apresentou um acréscimo de 4,8% em termos anuais, salientando-se uma subida de 3,4% nas remuneração dos empregados.

Os serviços de estatística destacam o investimento como o principal motor do crescimento económico. A formação bruta de capital fixo, que reflete o investimento, expandiu-se 52,7% em termos anuais - superior aos 30,9% registados no primeiro trimestre do ano. O investimento realizado pelo setor privado aumentou 56,4%, "em virtude de estar em pleno andamento a construção de várias instalações de turismo e entretenimento de grande envergadura".

ISG// APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana