quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Governo timorense alarga período para recolha de armas e fardamentos até outubro




Díli, 27 ago (Lusa) - O governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado divulgado à imprensa, ter aprovado o alargamento do período para recolha de armas, munições, explosivos e fardamentos até 31 de outubro.

"Este diploma estabelece um novo período, para a recolha de armas, munições, explosivos e fardamento, para que os cidadãos ou entidades ainda em incumprimento avancem com a entrega de material ilegal na sua posse e colaborem na manutenção da atual estabilidade política e social", refere o documento, referente à reunião extraordinária de Conselho de Ministros de sexta-feira passada.

Em março, o parlamento nacional repudiou em resolução tentativas de instabilidade nacional provocadas por grupos paramilitares e exortou o governo a tomar medidas de acordo com a legislação nacional.

Na sequência daquela resolução, o governo timorense criou um task force conjunta entre a polícia nacional e as forças de defesa para reprimir aqueles indivíduos bem como para recolher fardamentos, armas, munições e explosivos.

"Cabendo ao governo tomar as medidas necessárias para a garantia, promoção e gozo dos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos, bem como assegurar a ordem pública e a disciplina social, e perante os resultados conseguidos no passado com as campanhas nacionais de recolha de armas, o Governo decidiu, assim, estabelecer um novo período para a recolha de armas, munições, explosivos e fardamento, que termina no dia 31 de outubro de 2014", acrescenta o comunicado.

MSE // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana