segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PR DE CABO VERDE REPRESENTA O PAÍS NA CIMEIRA EUA-ÁFRICA




Cimeira Estados Unidos - Líderes Africanos arranca esta segunda-feira

A Semana (cv)

Arranca esta segunda-feira, 4, a cimeira Estados Unidos – Líderes Africanos, que se vai debruçar sobre três temas: Investir no futuro de África, Paz e Estabilidade Regional e Governando para a nova geração. Cabo Verde está representado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que promete defender os interesses do nosso país. Já Lígia Fonseca vai participar na conferência das Primieras Damas sobre as Mulheres na sociedade com a participação de Michelle Obama e Laura Bush, esposa do ex - Presidente George W.Bush.

47 Chefes de Estado, mais a Presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma, marcam presença nesta cimeira, que tem como objectivo reforçar os laços históricos, culturais, económicos e políticos entre os EUA e o vasto continente que é África. Daí concentrar-se nas perspectivas de relançamento de novas formas de cooperação para o desenvolvimento do nosso continente nas áreas das finanças, investimento, comércio e segurança.

A Cimeira comporta um vasto programa de reuniões oficiais a nível dos Chefes de Estado, outras com altas entidades norte-americanas, africanas e de instituições internacionais, a par dos encontros de cariz técnico, cívico e cultural, envolvendo empresários, universitários, ONG e grupos da sociedade civil. Há ainda um programa paralelo para as Primeiras Damas, com uma conferência sobre as Mulheres na sociedade em que participam Michelle Obama e Laura Bush, esposa do ex - Presidente George W.Bush.

Na quarta-feira, 6, a cimeira será presidida por Barack Obama que, na presença de todos os Chefes de Estado e Líderes africanos, vai lançar os "ganchos" para “ Investir no futuro de África”, “Paz e Segurança Regional”, “Governar para próxima geração". Para além de situações regionais, os EUA mostra, com a escolha destes temas, que quer cooperar e ajudar os estados africanos a solucionar os desafios da segurança, que estão a aumentar, e criar um ambiente que permite aos exércitos africanos protegerem os respectivos povos.

O chefe de Estado, na antevisão desta cimeira, disse que vai reafirmar a disponibilidade de Cabo Verde em reforçar as relações bilaterais com os EUA e, em um quadro multilateral, com todos os povos e países amantes da paz, liberdade, progresso e bem-estar da Humanidade. "Cabo Verde e os EUA devem trilhar caminhos de complementaridade, procura de maior intercâmbio político e cultural e de disponibilidade para participar da realização dos anseios legítimos dos respectivos povos".

Em suma, apostar no reforço e no aprofundamento das relações bilaterais entre os dois Países e povos, completa Jorge Carlos Fonseca, apontando como exemplo desta cooperação as ligações já existentes com o Africom (United State Africa Command, responsável pelas operações e pelas relações militares com 53 países africanos).

"Estas relações podem ser melhor exploradas, tendo presente o facto de Cabo Verde - e sua Zona Económica Exclusiva – poder se transformar em um tampão em relação ao tráfico de droga e de pessoas, face à sua localização no cruzamento de rotas que ligam a África, a Europa e a América do Sul", salienta. Antes, no dia 5 de Agosto, haverá uma recepção no Capitólio. O jantar na Casa Branca acontece no dia 6 de Agosto, oferecido pelo Presidente dos EUA e esposa.

Integram a delegação cabo-verdiana o Ministro do Turismo, Indústria e Energia, o Embaixador de Cabo Verde em Washington, o Chefe da Casa Civil da Presidência e outros colaboradores de JCF. O PR vai aproveitar a sua estada nos USA para encontros com a comunidade cabo-verdiana, auscultar os seus anseios, inteirar-se dos problemas com que se debatem e informá-los sobre a vida política do país, procurando, desse modo, reforçar os laços que os unem à terra. Estão previstos encontros em Washington DC, Nova Inglaterra e Boston.

O Chefe de Estado tem ainda em agenda encontros com o Governador de Massachusetts, Deval Patrick, os representantes Estaduais de origem cabo-verdiana Vinny de Macedo e Tony Cabral, os congressistas Joseph Kennedy, Wiliam Keating, Stephen Lynch e David Cicilline, os presidentes das Câmaras de Boston, Brockton, New Bedford, entre outros.

Jorge Carlos Fonseca e esposa visitarão a cidade de New Bedford, onde se concentra um número expressivo de conterrâneos, serão recebidos pelo Mayor e conhecerão o Centro Cultural de Cabo Verde - uma jovem associação que pretende, através da cultura, promover actividades que facilitem a integração social da comunidade na sociedade norte-americana. Á noite, participam num jantar de gala em homenagem ao desportista Carlos Alhinho, cujo objectivo é angariar fundos para construir uma estátua na cidade do Mindelo, onde Alinho nasceu.

A visita inclui ainda uma visita ao MIT, um almoço com académicos cabo-verdianos e americanos, e amigos de Cabo Verde na Bridgewater State University, em Boston, onde serão abordados questões que se prendem com o ensino superior e a investigação científica no país e formas de cooperação. Haverá ainda encontros com responsáveis da Microsoft e Cisco.

A 1ª Dama, Lígia Fonseca, vai se encontrar com uma Associação de Jovens mulheres cabo-verdianas em Boston - «Criolas contra o cancro» -, para se inteirar do trabalho que esta vem fazendo em prol da promoção da saúde da mulher cabo-verdiana na diáspora e no país.

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana