domingo, 14 de setembro de 2014

Angola: MILHARES DE HABITAÇÕES ESTÃO QUASE CONCLUÍDAS



Victorino Joaquim – Jornal de Angola

O ministro do Urbanismo e Habitação, José Silva, disse ontem em Luanda que até 2016 ficam concluídas 150 mil habitações em todo o país, no âmbito dos projectos em curso.

José Silva falava à imprensa, no final de uma jornada de campo que serviu para constatar o andamento das obras de construção de 20 mil habitações no Zango 4, que vão servir para o realojamento das populações retiradas das zonas de risco e a viver em condições precárias.

O projecto conta com uma área de expansão e vai servir também para atender a franja da população que não tem recursos financeiros nem condições para aderir aos projectos habitacionais existentes.

Nos próximos tempos, frisou o ministro, é realizado um encontro entre os operadores imobiliários intervenientes no projecto e o Ministério do Urbanismo e Construção, para discutir as novas tipologias de construção que se pretendem para o futuro, a conservação do ambiente, os preços, quantidade de habitações disponíveis e os critérios de acesso às habitações por parte das pessoas interessadas.

José Silva garantiu que vão ser alteradas as tipologias de habitação a serem construídas futuramente, para melhor racionalização dos espaços, com a construção de habitações de quatro pisos, em vez da construção extensiva.

O ministro considerou positiva a construção de habitações do tipo pré-fabricado, por meio de uso de aço-galvanizado. “Com este projecto, vamos construir habitações mais rapidamente e com custos mais reduzidos, sem perder a qualidade”, salientou.

Das 20 mil habitações em construção no Zango 4, 16 mil já estão concluídas e habitadas, enquanto as outras quatro mil ainda estão em obras.

Durante quase quatro horas, José Silva, acompanhado por técnicos do Ministério, percorreu quase toda a extensão do Zango 4, visitou as casas já concluídas e inacabadas e orientou o empreiteiro para que tudo seja cumprido de acordo com os prazos firmados.

Foto: Domingos Cadência

Sem comentários:

Mais lidas da semana