quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DENUNCIADO DESAPARECIMENTO DE ATIVISTA DA OPOSIÇÃO NA TAILÂNDIA




Banguecoque, 10 set (Lusa) -- A Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje o desaparecimento de um ativista de 47 anos da oposição à junta militar na Tailândia, alegadamente detido por um grupo de soldados na passada sexta-feira em Banguecoque.

Kittisak Soomsri, membro da Frente Unida contra a Ditadura e para a Democracia, movimento conhecido como "camisas vermelhas", encontra-se em paradeiro desconhecido desde que a sua família recebeu uma chamada anónima informando de que tinha sido colocado sob custódia à luz da lei marcial.

A família foi ainda informada que Kittisak Soomsri ia ser interrogado em instalações militares e colocado em liberdade ao fim de sete dias se todos cooperassem.

Apesar disso, as autoridades tailandesas não admitiram ter detido o ativista, refere um comunicado divulgado hoje pela organização de defesa dos direitos humanos.

"O desaparecimento forçado de Kittisak Soomsri mostra a insensível indiferença dos militares tailandeses relativamente a direitos fundamentais que se apoiam na lei marcial", assinalou diretor da HRW para a Ásia, Brad Adams na mesma nota.

Adams exigiu que as autoridades militares facultem informações "imediatamente" sobre o paradeiro do ativista, bem como a revogação da lei marcial, imposta a 20 de maio.

Soldados, vestidos à civil, entraram num centro de formação para docentes na noite de sexta-feira e detiveram Kittisak Soomsri.

No dia seguinte, a família apresentou uma queixa na polícia, contudo, ao chegar ao local do incidente, os soldados tinham já apagado os registos das câmaras de segurança, de acordo com a organização.

Desde o golpe de Estado, levado a cabo por militares a 22 de maio, centenas de políticos, ativistas, académicos e jornalistas foram detidos, intimidados e obrigados a renunciar a toda a atividade política de oposição ou crítica ao novo regime.

A ONU manifestou, na semana passada, a sua "grave preocupação" para com as crescentes restrições contra ativistas e em relação à situação dos direitos humanos na Tailândia.

DM // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana