quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DITADORES TAILANDESES QUEREM TAPAR O SOL COM A PENEIRA




Nem o rei tailandês, Bhumibol Adulyadej, que faz questão de ser venerado com religiosidade superiormente luminosa, nem os generais golpistas impostos através do golpe de estado e ataque ao regime democrático, querem que se fale em ditadura na Tailândia. Nem ao menos jogar às ditaduras. As sensibilidades daquelas altezas sereníssimas e antidemocráticas assim ditou. Na Tailândia não ocorreu golpe de Estado. Na Tailândia vive-se em democracia, dizem os ditadores da realeza e dos militares golpistas. Os ditadores tailandeses querem tapar o sol com a peneira. Como se tal exercício correspondesse à realidade. No G1 da Globo ficamos a saber como é. (MM / PG)

Tailândia proíbe jogo que simula ditadura militar

Jogo permite criar ditadura em ilha com corrupção política. Diretor de empresa criadora de jogo se disse decepcionado.

A junta que governa a Tailândia proibiu um jogo eletrônico que permite, entre outras coisas, criar uma ditadura militar em uma ilha paradisíaca fictícia na qual coexistem "praias ensolaradas e corrupção política".

O jogo Tropico 5 propõe aos jogadores construir a própria forma de governo na ilha, seja uma "utopia socialista na qual cada cidadão conta" ou sistema tirânico que transforma a nação em uma mina de recursos para uma conta bancária na Suíça.

"Tropico 5 foi proibido, mas não quero indicar os motivos sem a autorização de nosso diretor geral", afirmou à AFP um funcionário do departamento de vídeos e filmes do ministério da Cultura.

A empresa New Era Interactive Media, que distribui o jogo, criado pela empresa búlgara Haemimont, na Tailândia, informou ter recebido na segunda-feira (4) uma carta do ministério que informa a proibição da venda do produto no país.

"Tomaram a decisão porque algumas partes das histórias no jogo afetam a situação na Tailândia", declarou à AFP Nonglak Sahavattanapong, diretor de marketing da empresa, que se mostrou "decepcionado'.

France Press, em G1, da Globo Brasil

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana