12
de Setembro de 2014, 15:47
A
MAF Timor-Leste vai ter um segundo avião, até ao final do ano, que lhe
permitirá reforçar a prestação de serviço aéreo e de emergência humanitária
iniciada em 2007, no território, em resposta a um pedido do Ministério da
Saúde, segundo o newsavia.
A
MAF (Mission Aviation Fellowship) que tem uma base em Queensland, Austrália, é
uma organização internacional cristã, sem fins lucrativos, que tem por missão
prestar serviços e auxílio, através de meios aéreos, a populações pobres, que vivem
isoladas em lugares remotos e de difícil acesso, ou servidas por maus acessos.
A MAF, cujo slogan é “Flying for life” (Voando pela Vida) está em 25 países e
voa para 1.800 destinos.
“As pessoas, para as quais trabalhamos, não vêem o avião como um luxo, mas como uma tábua de salvação”, declarou à Newsavia, Jonathan Lowe, coordenador da MAF – Timor-Leste.
O novo avião previsto para Timor-Leste está a ser equipado e pintado na base de manutenção da organização, em Mareeba, perto de Cairns, no estado australiano de Queensland. Foi adquirido graças a uma campanha de angariação de fundos e vai juntar-se ao GA8 Airvan que entrou ao serviço em 2007, segundo o newsavia.
Desde que começaram a operar em Timor-Leste, as equipas da MAF já contam com 2.700 horas de voo no país. Internacionalmente, e apenas no ano passado, a MAF voou mais de 52.000 horas.
Ao serviço da MAF – Timor-Leste estão dois pilotos australianos, e respectivas famílias, e três funcionários timorenses.
Estes missionários do ar aterram em oito pistas do país: Oecussi, Maliana, Suai, Same, Los Palos, Baucau, Dili e na Ilha de Ataúro (pista reaberta recentemente).
Em Viqueque, está a ser já restaurada a pista, na costa sudeste.
Os voos no país são curtos. Por exemplo, para Ilha de Ataúro leva apenas 13 minutos, a partir da base de Díli, e o destino mais distante, Los Palos, fica a 50 minutos.
A actuar um pouco por todo o mundo, há 60 anos, a MAF já voou sobre selvas, montanhas, pântanos e desertos com o objectivo de acudir às necessidades de milhares de pessoas, proporcionando-lhes apoio material e espiritual
Um trabalho que está a ser feito em parceria com o Ministério da Saúde, com mais de 100 voos de emergência, por ano, entre os lugares mais remotos e o principal hospital do país, na capital, Díli.
Nos voos, vão equipas médicas especializadas que prestam os primeiros cuidados no local.
E porque o dinheiro não é tudo, e a barreira linguística é real, Jonathan Lowe e os outros elementos do MAF Timor-Leste sentem-se também gratificados quando recebem o sorriso ou o aperto de mão das pessoas que ajudam ou a quem prestam o serviço aéreo. O simples facto de poderem evitar deslocações por estradas em más condições, é uma ajuda que muitos timorenses prezam e agradecem à MAF Timor-Leste, segundo o newsavia.
O avião operado pela MAF Timor-Leste (futuramente, os aviões), é o GA8 Airvan, uma aeronave utilitária fabricada na Austrália, de grande performance, pensada para actuar em meios remotos, capaz de aterrar e de descolar em pistas curtas.
SAPO TL com Newsavia - Foto: News Avia
“As pessoas, para as quais trabalhamos, não vêem o avião como um luxo, mas como uma tábua de salvação”, declarou à Newsavia, Jonathan Lowe, coordenador da MAF – Timor-Leste.
O novo avião previsto para Timor-Leste está a ser equipado e pintado na base de manutenção da organização, em Mareeba, perto de Cairns, no estado australiano de Queensland. Foi adquirido graças a uma campanha de angariação de fundos e vai juntar-se ao GA8 Airvan que entrou ao serviço em 2007, segundo o newsavia.
Desde que começaram a operar em Timor-Leste, as equipas da MAF já contam com 2.700 horas de voo no país. Internacionalmente, e apenas no ano passado, a MAF voou mais de 52.000 horas.
Ao serviço da MAF – Timor-Leste estão dois pilotos australianos, e respectivas famílias, e três funcionários timorenses.
Estes missionários do ar aterram em oito pistas do país: Oecussi, Maliana, Suai, Same, Los Palos, Baucau, Dili e na Ilha de Ataúro (pista reaberta recentemente).
Em Viqueque, está a ser já restaurada a pista, na costa sudeste.
Os voos no país são curtos. Por exemplo, para Ilha de Ataúro leva apenas 13 minutos, a partir da base de Díli, e o destino mais distante, Los Palos, fica a 50 minutos.
A actuar um pouco por todo o mundo, há 60 anos, a MAF já voou sobre selvas, montanhas, pântanos e desertos com o objectivo de acudir às necessidades de milhares de pessoas, proporcionando-lhes apoio material e espiritual
Um trabalho que está a ser feito em parceria com o Ministério da Saúde, com mais de 100 voos de emergência, por ano, entre os lugares mais remotos e o principal hospital do país, na capital, Díli.
Nos voos, vão equipas médicas especializadas que prestam os primeiros cuidados no local.
E porque o dinheiro não é tudo, e a barreira linguística é real, Jonathan Lowe e os outros elementos do MAF Timor-Leste sentem-se também gratificados quando recebem o sorriso ou o aperto de mão das pessoas que ajudam ou a quem prestam o serviço aéreo. O simples facto de poderem evitar deslocações por estradas em más condições, é uma ajuda que muitos timorenses prezam e agradecem à MAF Timor-Leste, segundo o newsavia.
O avião operado pela MAF Timor-Leste (futuramente, os aviões), é o GA8 Airvan, uma aeronave utilitária fabricada na Austrália, de grande performance, pensada para actuar em meios remotos, capaz de aterrar e de descolar em pistas curtas.
SAPO TL com Newsavia - Foto: News Avia
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