terça-feira, 30 de setembro de 2014

“O povo é quem mais ordena dentro de ti oh cidade” de Hong Kong. Lutam por mais democracia




Manifestações estendem-se a zona de comemorações do Dia Nacional da China

01 de Outubro de 2014, 04:38

Hong Kong, China, 30 set (Lusa) -- As manifestações pela democracia e pelo sufrágio universal em Hong Kong estenderam-se na noite de hoje à zona onde está prevista a cerimónia do hastear da bandeira nas celebrações do Dia Nacional da China, na quarta-feira.

Grupos de manifestantes concentrados em Admiralty, zona onde se encontram os escritórios centrais do governo local, começaram por volta da meia-noite (17:00 em Lisboa) a deslocar-se para a praça 'Bauhinia Dourada', cujo acesso já se encontrava bloqueado por agentes da polícia.

A mobilização dos manifestantes mantém-se apesar de estarem em vigor os avisos meteorológicos de trovoada, emitido às 00:30 (17:30 em Lisboa) e amarelo de chuva forte, emitido 02:00 (19:00 em Lisboa).

Os manifestantes concentrados na praça, que tem o nome da flor-emblema da Região Administrativa Especial de Hong Kong, abrigam-se como podem com chapéus-de-chuva e sob pontes pedonais.

A praça fica na zona de Wan Chai, adjacente a Admiralty, onde têm também decorrido protestos. O início da cerimónia do içar da bandeira está previsto para as 08:00 locais (01:00 em Lisboa) de quarta-feira.

FV/ANC // JMR

China adverte diplomatas estrangeiros para 'ficarem longe' dos protestos

01 de Outubro de 2014, 00:48

Macau, China, 30 set (Lusa) - O Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Hong Kong endereçou uma carta a todos os consulados-gerais na Região Administrativa Especial, aconselhando os diplomatas a manterem-se afastados das manifestações pró-democracia em curso na cidade.

"A fim de garantir a segurança de todo os funcionários consulares e estrangeiros que vivem em Hong Kong, esperamos que todos os consulados-gerais em Hong Kong observem rigorosamente a Convenção de Viena sobre Relações Consulares e as leis locais relevantes e regulamentos de Hong Kong, refreiem os comportamentos dos seus funcionários e aconselhem os seus nacionais a ficarem longe dos locais de reunião do (movimento de protesto) 'Occupy Central'", lê-se na carta, publicada na íntegra pelo portal 'Harbour Times'.

O documento adianta que "atualmente, alguns grupos radicais em Hong Kong protagonizam atividades de reunião ilegais e 'ocupam Central'. Alguns atos de violência e infrações ocorreram como resultado. A polícia de Hong Kong está a lidar com a situação de acordo com a lei".

O chefe da representação da Comissão Europeia em Hong Kong e Macau, Vincent Piket, e o cônsul de Portugal para Macau e Hong Kong, Vítor Sereno, confirmaram hoje à agência Lusa terem recebido a carta.

O diplomata português indicou ter recebido a missiva, datada de domingo e dirigida a todas as entidades acreditadas em Hong Kong, na segunda-feira.

A Região Administrativa Especial de Hong Kong tem sido palco de protestos, contra a recusa de Pequim em admitir o sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo local, que ganharam uma dimensão inesperada.

No domingo, a polícia antimotim recorreu a gás pimenta e gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes após o intensificar dos protestos nas ruas durante o fim de semana, altura em que o movimento 'Occupy Central' se juntou a protestos estudantis, antecipando o início da sua campanha de desobediência civil prevista para arrancar na quarta-feira, dia 01 de outubro, Dia Nacional da República Popular da China.

Os protestos são motivados pela decisão de Pequim que anunciou, em 31 de agosto, que os aspirantes ao cargo de chefe do executivo de Hong Kong vão precisar de reunir o apoio prévio de mais de metade dos membros de um comité de nomeação, controlado pelo governo central chinês, para poderem concorrer à próxima eleição e que apenas dois ou três candidatos serão selecionados.

A população de Hong Kong poderá exercer o seu direito de voto mas só depois daquilo que os democratas designam de 'triagem'.

A China tinha prometido à população de Hong Kong, cujo chefe do Governo é escolhido por um colégio eleitoral composto atualmente por cerca de 1.200 pessoas, que poderia escolher diretamente o seu líder em 2017.

DM/JCS // JMR

*Título PG

Leia mais sobre Hong Kong e Macau no Página Global em ÁSIA

Sem comentários:

Mais lidas da semana