terça-feira, 30 de setembro de 2014

Portugal: Espírito Santo receberam 5 milhões de euros de comissões dos submarinos




O jornal i avança esta terça-feira com a informação de que os cinco principais clãs Espírito Santo participaram na discussão dos pormenores das comissões recebidas através das Escom no Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES). De acordo com a publicação, terão recebido cinco milhões de euros de comissões dos submarinos.

Os cinco principais clãs Espírito Santo discutiram os pormenores das comissões recebidas através das Escom no Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES) a 7 de novembro de 2013, avança o i.

De acordo com a publicação, terão recebido cinco milhões de euros de comissões dos submarinos, mas os detalhes da reunião não foram ainda avançados pelo jornal.

Segundo a RTP Informação, na reunião em causa, Ricardo Salgado – presidente do BES na altura – terá afirmado que os clãs da família receberam em 2004 cinco milhões de euros de um total de 30 milhões de euros pagos à ESCOM a título de serviços de consultadoria.

À RTP Informação, o diretor do i Luís Rosa, disse que o jornal teve “acesso a um conjunto de documentações que permitiram reconstruir a reunião”, frisando que à data já se discutiam assuntos de relevo quanto à situação do GES e BES, inclusive a “guerra aberta que já existia entre Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi”.

“Ricardo Salgado falou, nessa reunião, a todos os representantes da família Espírito Santo de uma carta em que era necessário toda a família assinar no sentido de se institucionalizar – é essa a expressão utilizada por Ricardo Salgado, de legalizar – pagamentos que tinham sido feitos pela Escom aos cinco ramos da família Espírito Santo”, continuou Luís Rosa.

O diretor do jornal disse ainda que “vários membros da família Espírito Santo confirmaram o pagamento dessas comissões, dois deles até referem essa expressão”.

[Notícia atualizada às 21h54]

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana