sábado, 4 de outubro de 2014

Angola: SAIBA QUAL A PRÍNCIPAL CAUSA DE MORTE EM CABINDA




As doenças cardiovasculares, durante o primeiro trimestre de 2014, foram as primeiras causas de morte no Hospital municipal de Cabinda, informou esta sexta-feira, o cardiologista Pombalino Oliveira 

A informação foi dada à margem do II Congresso Angolano de Cardiologia e Hipertensão, que decorre de 2 a 4 deste mês, sob o lema Hipertensão Arterial Controlada : Angolanos Saudáveis.

Com o aumento do saneamento básico a nível da província, as doenças infecciosas reduziram, mas em contrapartida as crónicas estão mais acentuadas, explica o médico, acrescentando que a preocupação dos profissionais de saúde é tratar e dar prioridade às patologias cardiovasculares e hipertensão.

Segundo o médico, por dia, o hospital de Cabinda interna quatro pessoas com problemas de hipertensão arterial, com derrames celebras ( AVC), em adultos com idades compreendidas entre os 35 e os 45 anos.

Sublinhou que 52% de mortes foram por hipertensão arterial em adultos e 40 porcento de doentes com problemas cardiovasculares.

De acordo com o médico, para a redução deste problema, é necessário que todos os sectores ligados à saúde, como a comunicação social e juventude e desporto unam-se mais e desenvolvam campanhas de sensibilização nas comunidades sobre um estilo de vida melhor.

O país está em fase de desenvolvimento e começa a surgir as novas metrópoles tais como Luanda , Benguela e Cabinda, onde acaba-se por se substituir as caminhadas pelos automóveis, disse.

Angop / Novo Jornal

Leia mais em Novo Jornal

Sem comentários:

Mais lidas da semana