quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Novo chefe do Exército tailandês promete não encetar golpe contra Governo




Banguecoque, 01 out (Lusa) -- O novo chefe do Exército da Tailândia, Udomdej Sitabutr, prometeu no juramento de tomada de posse no cargo não encetar nenhum golpe de Estado contra a Administração do atual primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha, um dos promotores do golpe de 22 de maio.

"Não haverá (um golpe), seja agora ou no futuro. Há um entendimento comum e todos estamos a caminhar na mesma direção", declarou Udomdej Sitabutr na terça-feira em Banguecoque na cerimónia de juramento, revelou o diário "The Nation".

O novo líder das forças castrenses, que assume apenas o cargo hoje, indicou que a instituição que passa a liderar servirá para manter a paz e a ordem, defender a monarquia e por fim ao conflito interno no sul do país.

"Estou preparado para continuar a tarefa e fazer frentes às ameaças", apontou também Udomdej Sitabutr, sucessor do atual primeiro-ministro e general golpista, Prayuth Chan-ocha, que ao atingir os 60 anos de idade, foi obrigado a retirar-se.

Udomdej Sitabutr pertence aos chamados "Tigres do Este", uma fação monárquica do Exército composta por militares oriundos da unidade de elite, conhecida como a "Guarda da Rainha".

A este mesmo grupo pertence o atual chefe do Governo e outros anteriores líderes do Exército como os generais retirados Anupong Paochinda e Prawit Wongsuwan, que integraram a Junta Militar e hoje são ministros, respetivamente do Interior e da Defesa.

Depois de meses de protestos desde o final de 2003, os militares tailandeses voltaram a assumir o poder afastando do cargo Yingluck Shinawatra, irmã do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, também deposto em golpe militar.

Desde do fim da monarquia absoluta na Tailândia, o Exército já protagonizou 19 golpes militares, tendo concretizado 12.

JCS // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana