sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Organização parlamentar anticorrupção lança campanha de sensibilização em Timor-Leste




Díli, 08 out (Lusa) - A Organização Mundial de Parlamentos Contra a Corrupção, que Timor-Leste integrou em 2010, lançou hoje em Díli, capital timorense, uma campanha para sensibilizar a população para o combate àquela prática.

"A campanha vai consistir na consciencialização da sociedade para o combate à corrupção", afirmou à agência Lusa o deputado Francisco Branco, presidente do Conselho Executivo da organização em Timor-Leste.

Segundo o deputado da Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente), a campanha vai ser feita através do envio de mensagens para os telemóveis dos cidadãos, com o apoio de duas operadoras de telecomunicações do país, e de publicidade institucional, que vai passar na Rádio Televisão de Timor-Leste.

"Esta é uma questão de todos nós e temos de reconhecer que a sociedade é permissiva com a corrupção. A campanha é essencialmente para mudar as mentalidades para que todos cooperem na prevenção da corrupção", disse o deputado.

Segundo o Índice da Corrupção Percecionada de 2013 divulgado pela Transparência Internacional, Timor-Leste estava na 119ª posição do ranking com 30 pontos, numa escala em que zero revela um país percecionado como altamente corrupto e 100 um país percecionado como muito transparente.

"É um país novo com instituições recentes e ainda com quadros legais a completarem-se", afirmou Francisco Branco.

O deputado salientou, contudo, que o Estado de Timor-Leste já "fez algo que muitos países fazem".

"Em 12 anos (Timor-Leste restaurou a independência em 2002) já levamos muitos ex-ministros a tribunal e muitos foram julgados e condenados. O que é um ato de muita coragem", sublinhou.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana