sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Supremo Tribunal Popular chinês quer mais controlo sobre "Internet desordeira"




Pequim, 10 out (Lusa) - O Supremo Tribunal Popular chinês está a pressionar as operadoras de serviços de Internet a disponibilizar os dados pessoais dos utilizadores suspeitos de "violação de direitos".

A decisão do tribunal faz parte de novas diretrizes judiciais, emitidas hoje, e constitui o mais recente esforço do Partido Comunista de exercer controlo sobre as redes sociais populares na China.

De acordo com o jornal oficial China Daily, o tribunal também quer acabar com a publicação de comentários pagos na Internet, uma tática a que Pequim também recorre para tentar "guiar a opinião pública" e reprimir a dissidência.

"Alguns utilizadores, bem como funcionários das operadoras de serviços de Internet, usam frequentemente os seus conhecimentos informáticos para fazerem dinheiro, e isso gera uma Internet desordeira", explicou Sun Jungo, porta-voz do tribunal, ao China Daily.

Informação pessoal como a morada da residência, estado de saúde e registo criminal também não devem ser publicados online, escreve o jornal, apesar de não dar pormenores.

De acordo com a agência Xinhua, o Supremo Tribunal Popular pediu a punição das operadoras de serviços de Internet que recusaram entregar os nomes verdadeiros dos seus utilizadores e a morada de IP, entre outras informações.

ISG // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana