segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Moçambique: Tribunal anula eleições em 33 mesas de votação no distrito de Tsangano em Tete




O Tribunal Judicial do Distrito de Tsangano, na província de Tete, anulou as eleições gerais de 15 de Outubro em 33 mesas de voto, onde o material de votação foi destruído.

No total, são cerca de 30 mil eleitores que não puderam votar, na sequência daquele incidente, que se presume tenha sido provocado por pessoas mal intencionadas e que ainda não são conhecidas.

Segundo dados divulgados semana finda pelo porta-voz do Tribunal Supremo (TS), em conferência de imprensa convocada para fazer o balanço de todo o processo eleitoral, a anulação das eleições em Tsangano surge em resposta a um recurso de contencioso eleitoral interposto pela Frelimo, a pedir a anulação do processo nas referidas mesas de voto, com fundamento de sabotagem protagonizada por membros e simpatizantes da Renamo. A Justiça ao nível local analisou o caso e decidiu anular o processo.

“Em face do abandono das mesas de voto e membros das delegações dos partidos políticos, não havia condições necessárias para se concluir que o processo naquela região decorreu com transparência. Daí que o tribunal entendeu que, nas mesas de votação referidas, o processo devia ser anulado”, explicou Nhatitima.

Apesar da anulação do processo, o Tribunal Supremo defende que a repetição da eleição nas 33 mesas não vai alterar os resultados já divulgados. Entretanto, cabe ao Conselho Constitucional decidir, em última instância, a repetição ou não da votação para as cerca de 30 mil pessoas prejudicadas, em Tsangano.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana