terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Hong Kong: Campo pró-democrata não se vai render, diz líder do Partido Cívico




Hong Kong, China, 02 dez (Lusa) -- O líder do Partido Cívico, Alan Leong, disse hoje que o campo pró-democrata não se vai entregar à polícia ou retirar do movimento em Hong Kong, depois de os líderes do 'Occupy Central' anunciarem que se vão entregar às autoridades.

Alan Leong reagia assim ao anúncio feito hoje pelos três fundadores do "Occupy Central", movimento de desobediência civil formado no início de 2013 para pressionar reformas políticas, mas que nas últimas semanas assumiu uma posição mais discreta à medida que os estudantes foram radicalizando as suas ações, no âmbito dos protestos pelo sufrágio universal pleno na antiga colónia britânica.

Alan Leong disse respeitar a decisão dos organizadores do 'Occupy Central', mas afirmou que "o Partido Cívico não vai seguir os seus passos".

"Nós não nos vamos retirar do movimento dos guarda-chuvas até que fique clara a direção que este vai tomar", disse Leong, citado pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

"Tanto quanto sei, a maioria do campo pró-democrata está a assumir uma posição idêntica", acrescentou.

Em meados de outubro, o membro do Partido Cívico Ken Tsang foi espancado em Admiralty, epicentro dos protestos pró-democracia, junto à sede do Governo, tendo as imagens sido captadas pela estação de televisão de Hong Kong TVB.

Sete agentes da polícia de Hong Kong foram, na semana passada, detidos por agressão, no âmbito da alegada violência policial contra Tsang.

Os manifestantes pró-democracia contestam uma decisão de Pequim que limita o sufrágio universal naquele território.

O Governo central chinês insiste que os candidatos a chefe do executivo em 2017 devem ser pré-selecionados por um comité, condição rejeitada pelos manifestantes.

O número de pessoas nas ruas diminuiu significativamente desde o final de setembro, mas os ativistas mantiveram dois locais de protesto: Admiralty, junto ao complexo governamental, e outro de menor dimensão no distrito comercial de Causeway Bay.

FV // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana