sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Portugal: MARQUES MENTES ENVOLVIDO NOS VISTOS GOLD. TAMBÉM TU, PEQUENOTE?!




Quando chegou a vez de Marques Mendes comentar na TVI sobre o escândalo dos vistos dourados, em que uma sua empresa ou ex-empresa e uma sua sócia ou ex-sócia se encontram envolvidos o sujeito sacudi a água do capote e disse candidamente que nada tinha que ver com aquilo dos vistos gold, empresa e sócia. Afinal não é bem assim. O Mendes foi apanhado com a boca na botija a meter cunhas para concessão de vistos gold a "amigos" ou clientes, chamem-lhes o que quiserem. E a quem é que o Mendes foi meter cunhas? Ao presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, agora na prisão. Mendes diz que não meteu nisto o minstro da Economia... Se calhar até meteu. Claro que o ministro não vai dizer que sim e a verdade perde-se na pequenez de Marques Mendes enquanto descarado e mentiroso que disse nada ter que ver com os vistos gold. Até teve. Como se sabe agora. Era só uma "cunha". Pois. Assim... Desinteressadamente. O que a Mendes falta é corrigir o nome: Marques Mentes. (Redação PG)

Marques Mendes pediu ajuda para dois vistos gold

O nome de Luís Marques Mendes é referenciado no processo dos Vistos Gold. Seguindo a informação que a TVI conseguiu apurar, o antigo governante pediu ao então presidente do Instituto dos Registos e Notariado para que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

Luís Marques Mendes pediu a António Figueiredo que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

De acordo com a informação apurada pela TVI, um dos pedidos terá sido feito em agosto deste ano e destinava-se à atribuição de nacionalidade portuguesa à mulher de um dos maiores empresários de Moçambique. António Figueiredo, escreve a publicação, assegurou o pedido feito por Marques Mendes.

O antigo líder do PSD terá mesmo ponderado falar com Pires de Lima caso fosse necessária uma declaração do Ministério da Economia para a atribuição dos dois vistos. Contudo, à TVI, o gabinete do ministro da Economia desmente qualquer contacto por parte do agora comentador político, informação confirmada pelo próprio Marques Mendes que, também à TVI, revelou nunca ter tocado no assunto com o governante.

O outro pedido feito por Marques Mendes diz respeito a uma brasileira, que, segundo a publicação, tencionava fazer investimentos avultados em território nacional. Nessa altura, o ex-ministro voltou a contactar António Figueiredo, agora em prisão preventiva.

Contactado pela estação televisiva, Marques Mendes apenas não respondeu a uma questão: “Esse apoio da sua parte passou por um contacto direto com o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, dr. António Figueiredo?”. 

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana