segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

China: PENSIONISTAS DE MACAU PREOCUPADOS COM A DESCIDA DO EURO




Macau, China, 26 jan (Lusa) - A Associação dos Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau (APOMAC) está preocupada com o impacto da queda do euro em cerca de 1.300 antigos trabalhadores da administração portuguesa que residem no território.

"[A queda] vai afetar os aposentados que transferiram as suas pensões para Portugal, o câmbio pode prejudicar todos os que residem em Macau", disse à agência Lusa, o presidente da associação, Francisco Manhão.

O euro atingiu hoje mínimos de 11 anos face ao dólar, após ter sido conhecido que o partido anti-austeridade Syriza obteve uma vitória clara nas eleições gerais na Grécia.

Em relação à moeda de Macau, um euro vale hoje 8,9 patacas, mas a descida ainda não afetou os rendimentos dos pensionistas, já que o mês de janeiro que foi pago no dia 20, quando o câmbio se fixava em 9,2 patacas, e Francisco Manhão acredita que a maioria dos antigos funcionários públicos já converteu o dinheiro.

Segundo o presidente da APOMAC, o valor das pensões só sofre alterações se o câmbio se fixar abaixo das nove patacas.

Se a tendência de descida de mantiver, a associação pretende agir. "Estamos muito atentos e estamos a pensar adotar medidas para compensar", afirmou Francisco Manhão, remetendo mais pormenores para dia 04 de fevereiro, quando a associação vai reunir para tomar uma decisão.

Atualmente, há cerca de 1.300 reformados da antiga administração a residir em Macau que recebem as suas pensões através de Portugal. Segundo o presidente da APOMAC, as pensões variam entre 300 euros (pensões de sobrevivência) e 4.000 euros, sendo que a maioria oscila entre os 2.000 e os 3.500 euros.

ISG (IM) // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana