segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

França: Camionistas bloqueiam pontos estratégicos para exigir aumentos




Milhares de camionistas franceses participam hoje no primeiro de dois dias de protesto, tendo bloqueado locais estratégicos como portos, centros de abastecimento e estradas para exigir aumentos salariais às empresas de transportes.

As "operações caracol" dos camionistas deram origem a 760 quilómetros de filas, assinalou à agência Efe o responsável pela área dos transportes da Confederação Geral do Trabalho (CGT), Jérôme Verité, segundo quem a mobilização se estendeu por "toda a França".

Verité não avançou um número específico de grevistas, mas assinalou que milhares de camiões estão a participar nos protestos, tendo sido contabilizados cerca de mil só na região de Rennes.

Outros pontos de concentração são o porto fluvial de Gennevilliers, na região de Paris, assim como Bordéus, Toulouse ou Vitrolles, mantendo-se, contudo, desbloqueadas as principais vias de acesso a França desde Espanha.

Para terça-feira está prevista a continuação do protesto, de forma a coincidir com o início das negociações anuais com as empresas, junto das quais os camionistas reivindicam um aumento salarial de 5% e o pagamento de um décimo terceiro mês.

Outra das exigências é de uma remuneração mínima de 10 euros por hora.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana