quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Moçambique: Governo considera "invenção" acusação de movimentações das forças armadas




O Governo moçambicano considerou hoje uma "invenção" as acusações da Renamo, principal partido de oposição, de que o exército aproximou-se da residência dos pais do líder do movimento, Afonso Dhlakama, onde se encontra desde a quadra natalícia.

"Essas declarações não correspondem à verdade. O presidente da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), não se encontra cercado por nenhum exército. Isso é uma escandalosa invenção", disse à Rádio Moçambique Gabriel Muthisse, vice-chefe da delegação do Governo nas negociações com aquele partido da oposição.

Muthisse, que é também ministro dos Transportes e Comunicações, adiantou que permanece perto da casa dos pais de Afonso Dhlakama, na província de Sofala, centro de Moçambique, uma escolta policial que acompanhou o líder da Renamo ao local, quando lá foi para passar o Natal e o final do ano.

"O que nós sabemos é que o presidente da Renamo encontra-se na casa dos seus pais de férias e quem o foi lá deixar foi uma escolta da polícia. Ele está livre e pode sair quando quiser", acrescentou Gabriel Muthisse.

Na segunda-feira, em conferência de imprensa após mais uma ronda negocial com o Governo, o chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiane, acusou as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas de movimentações no povoado de Mangunde, onde está a casa dos pais do líder da Renamo.

"As tropas governamentais montaram até postos de controlo e cancelas na estrada que vai até à residência dos pais do presidente Afonso Dhlakama", afirmou Macuane.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana