domingo, 18 de janeiro de 2015

OFICIAIS ENERGUMENOS NAS CHEFIAS MILITARES DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (vídeos)




Um vídeo produzido em Setembro do ano passado mas só agora divulgado mostra o selvático espancamento a um cidadão sãotomense por parte de oficiais (ditos superiores) das forças armadas daquele país lusófono. Ao que se sabe o cidadão havia cometido um roubo (de pouca monta). Os militares em vez de entregar o caso à polícia chamaram a si a punição do cidadão. Vai daí, como animais irracionais, infligiram o castigo que consideraram recomendável: espancar o jovem. O que se deve perguntar é como é possível indivíduos energúmenos serem nomeados e exercerem tão altos cargos nas forças armadas. Quantas atitudes de prepotência não cometem enquanto exercem aqueles cargos de altas patentes? Alguma vez se saberá quantas vítimas já causaram?

Patrice Trovoada, primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, já apelou ao presidente da República para que tome as evidências em consideração. Ignora-se por enquanto o resultado. É muito provável que o PR recorra a panaceias e proceda a “lavagem” do energúmeno ato das animalescas altas patentes por serem de sua confiança. Se essa for a decisão do PR será ele a evidenciar a sua falta de civismo e de cumprimento do seu cargo. A oficiais energúmenos daqueles, mostrados no vídeo, só lhes resta um caminho: a demissão das forças armadas. É que não só desrespeitam a cidadania (pior que o ladrão) como também o disposto na Constituição do país. A legalidade não dá o direito de espancarem os cidadãos a seu belo prazer. Fiquemos atentos à reação e atitude do PR sãotomense. (MM / PG)

São Tomé: Altas patentes militares agridem cidadão

Imagens que mostram o espancamento brutal de um cidadão estão a circular nas redes sociais.

Óscar Medeiros – Voz da América

Em São Tomé, um vídeo que começou a ser divulgado há dois dias na internet mostra um civil, a ser espancado brutalmente por altas chefias militares do país entre elas o próprio Chefe de Estado Maior, o brigadeiro Justino Lima.

A Plataforma dos Direitos Humanos já condenou o acto, e o primeiro-ministro solicitou ao presidente da república a convocação urgente de uma reunião extraordinária do Conselho Superior de Defesa Nacional enquanto isso o ministro da defesa ordenou a abertura de um inquérito.

As imagens que mostram o espancamento brutal de um cidadão civil, santomense, alegadamente por ter cometido o crime de furto estão a circular desde última Quarta-feira nas redes sociais. Tendo tomado conhecimento do caso o Ministro da Defesa Carlos Stok reuniu o Estado Maior Geral Das Forças Armadas e ordenou a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades.

Nas imagens vê-se que entre os militares que torturavam o jovem cidadão Santomense está o próprio Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, o Brigadeiro Justino Lima. O tutelar da pasta da Defesa não tem dúvidas que o vídeo compromete altas patentes do exército.

Perante a gravidade do acto, o primeiro-ministro Patrice Trovoada solicitou ao Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, com carácter de urgência, a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Defesa Nacional. Enquanto isso a Plataforma dos Direitos Humanos já condenou a atitude dos militares.

De acordo com informações que circulam no país este vídeo amador, captado do interior das instalações das Forças Armadas Santomenses, é de Setembro de 2014, mas só agora foi divulgado.


Sem comentários:

Mais lidas da semana