segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

“TENHO DUAS MÁS NOTÍCIAS A DAR AOS PORTUGUESES” - seguradoras




A reforma da Segurança Social é, na perspetiva do presidente da Associação Portuguesa de Seguradoras, “inevitável”. Porque há “duas más notícias” a dar aos portugueses e porque vivemos “um problema de evolução da sociedade”.

“A longevidade é cada vez maior. A cada cinco anos, estamos a viver mais um ano. O prolongamento da vida está a fazer com que os custos de saúde aumentem de uma forma brutal”. Este é, na perspetiva do presidente da Associação Portuguesa de Seguradoras, o principal problema que leva a que uma reforma na Segurança Social seja “inevitável”.

As “condicionantes demográficas” levam Seixas Vale a dar “duas más notícias aos portugueses”. Em primeiro lugar, “é preciso explicar que aquilo que as pessoas pensam que é um direito que resultou de uma contribuição não funciona dessa maneira. Funciona num sistema de repartição”, afirmou, em entrevista ao Diário Económico.

Mesmo que assim fosse, acrescentou, “aquilo que as pessoas contribuíram para a formação da sua pensão não foi suficiente”, sendo que “os sucessivos governos não conseguiram dizer isto”.

Em segundo lugar, “são os mais jovens que eventualmente têm de contribuir mais. Porque temos um pacto geracional que tem de ser repensado. As pessoas que hoje têm 20, 30 ou 40 anos não podem dizer que não têm nada a ver com isso”, explicou.

Certo de que “o nível de pensões no futuro vai ser inferior”, o responsável alertou: “Vai ser inevitável um PPR ou outro produto qualquer. (…) Continuamos a pensar que este é um problema financeiro, mas não é. É um problema de evolução da sociedade”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana