quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ANA GOMES VAI INSISTIR NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE PORTUGAL NOS VOOS DA CIA




A eurodeputada diz que tem muitos dados relativamente a eventual colaboração das autoridades portugueses nesses voos.

Luísa Meireles - Expresso

A eurodeputada socialista considera que a decisão do Parlamento Europeu de reabrir as investigações sobre os voos da CIA na sequência do relatório do Senado americano sobre o tema era "absolutamente indispensável" e que ela própria irá colaborar nesse trabalho e em especial no que diz respeito a Portugal.

"Fui uma das pessoas que se bateu por isso e não se pode ignorar que se as violações dos direitos humanos foram originalmente americanas não podiam ter sido operadas sem a cumplicidade de países europeus [cerca de 25, cujos nomes foram bloqueados pelo relatório do Senado americano]", disse ao Expresso a eurodeputada, que esta semana esteve envolvida numa polémica com a deputada socialista Isabel Moreira a também a propósito deste assunto.

No âmbito das suas investigações, Ana Gomes chegou a deslocar-se à Lituânia, em abril de 2012, tendo visitado uma prisão nos arredores de Vilnius onde se faziam esses interrogatórios. Outros países, como a Bulgária e a Roménia, ficarão sob "vigilância especial" nestas investigações.

"Do lado americano houve um assumir de responsabilidades, do lado europeu não se espera menos, os governos e os responsáveis terão de ser identificados", adiantou Ana Gomes, adiantando que vai prosseguir as investigações em relação a Portugal.

A investigação da Procuradoria-Geral da República, que foi arquivada, é uma das bases de trabalho de Ana Gomes, na medida em que "foram ouvidos como testemunhas militares portugueses, que reforçam a perceção da responsabilidade das autoridades, que colaboraram, sabendo o que faziam".

O primeiro voo para Guantánamo registado em Portugal foi a 11 de janeiro de 2002, tendo os voos prosseguido até ao Verão de 2006 (com autorização de paragem) e até 2007 só com autorização de sobrevoo, que eram dadas pelo Ministério da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

Outro dos pontos que preocupa a eurodeputada e sobre o qual tenciona investigar tem a ver com a revelação feita pelo relatório do Senado deque muitos interrogatórios foram feitos em navios americanos estacionados em águas territoriais de países europeus. Ana Gomes pretende apurar se se registaram desses casos em Portugal.

Desta vez, as investigações do PE serão feitas sob a forma da nomeação de um relator, que terá a colaboração do trabalho colegial.

Sem comentários:

Mais lidas da semana