terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DINHEIRO DO MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO PASSOU PELO BES




A denúncia foi feita por um empresário brasileiro entrevistado pelo jornal "Público".

Luísa Meireles - Expresso

O denunciante do maior escândalo de corrupção no Brasil, o Lavajato, diz que parte do dinheiro passou pelo BES, escreve hoje o "Público".

Numa entrevista ao jornal, Hermes Freitas Magnus, que era dono de uma empresa que fabricava componentes industriais, diz que foi contactado por José Janene, líder do partido Progressista na Câmara dos deputados brasileira e dirigente do estado do Paraná, para transportar dinheiro para o Brasil proveniente de contas do BES, no Porto.

Magnus diz que "queriam que eu levasse para o Brasil dinheiro de contas no BES, no Porto. As contas eram de Janene para lavar dinheiro em Portugal, mas ouvi dizer que estavam associadas a sociedades off-shore".

O empresário acabou por recusar e o seu "substituto" (um outro empresário brasileiro, Enivaldo Quadrado), acabou detido no aeroporto de Cumbica, em Dezembro de 2008, com dinheiro não declarado escondido  na roupa (361 mil euros).

Quadrado foi condenado a três anos de prisão no caso Mensalão e de novo detido, em 2014, no caso Lavajato, que levou para a cadeia grandes empresários brasileiros e envolve mais de uma dezena de políticos.

Segundo se depreende da entrevista do "Público", as pistas da corrupção nos três maiores escândalos brasileiros (Mensalão, Lavajato e Petrolão) passaram assim por Portugal.

No Mensalão, recorde-se, que levou à condenação do chefe da Casa Civil de Lula da Silva, José Dirceu, um dos principais arguidos (Marcos Valério) revelou que esteve em Portugal para obter financiamento partidário para o PT por sugestão de Dirceu.

As reuniões em Lisboa envolveram António Mexia (ex-ministro das Obras Públicas) e Miguel Horta e Costa (ex-presidente executivo da Portugal Telecom) e o BES foi implicado por ter participado num negócio neste esquema. Por falta de provas, ninguém foi constituído arguido.

Leia mais em Expresso
Prolongamento de mandato de Guterres na ONU não impede candidatura a Belém
Grécia muda de discurso e já não pede perdão da dívida

Sem comentários:

Mais lidas da semana