quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

GRÉCIA PONDERA PEDIR EXTENSÃO DO FINANCIAMENTO, NÃO DO PLANO DE RESGATE




O Governo grego analisa a possibilidade de pedir a extensão do financiamento europeu, mas sem que isso envolva uma prorrogação do plano de resgate, anunciou hoje em Atenas uma fonte governamental. A confirmar-se trata-se de uma aproximação por parte do Governo de Alexis Tsipras às posições do Eurogrupo.

A declaração ocorreu 24 horas depois do ultimato feito na segunda-feira pela zona euro à Grécia para que até sexta-feira peça uma extensão do programa de ajuda, imposto desde 2010 e que integra rigorosas medidas de austeridade.

Segundo a televisão pública Nerit, «Atenas vai enviar na quarta-feira uma carta a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, para pedir uma extensão de seis meses do acordo de financiamento, que poderá ter a forma de um programa intermédio».

De acordo com a Nerit e outros media gregos, «as autoridades gregas comprometiam-se durante aquele período de seis meses a absterem-se de uma ação unilateral e a trabalharem com os seus parceiros europeus e internacionais» para uma reorganização da economia.

A Grécia e a zona euro tentam desde a semana passada encontrar uma solução para a continuação da ajuda ao país, que termina a 28 de fevereiro.

Numa reunião dos ministros das Finanças da zona euro na segunda-feira em Bruxelas, Atenas não aceitou um texto proposto pelos seus parceiros pedindo-lhe que continue a aplicar o programa de ajuda e as medidas de austeridade que implica.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana