terça-feira, 31 de março de 2015

Eleições. CDU mantém 2 DEPUTADOS NA MADEIRA. PSD CONFIRMA MAIORIA ABSOLUTA




Eleições/Madeira: PSD mantém maioria absoluta

Ao início da noite era dado como certo que o PSD teria perdido a maioria absoluta devido a uma primeira recontagem dos votos. Uma segunda recontagem dos votos, para corrigir um erro informático, acabou por confirmar que o PSD mantém a maioria absoluta.

O PSD/M mantém a maioria absoluta nas eleições legislativas da Madeira. A Comissão Nacional de Eleições confirmou o resultado, depois de uma hora em que esteve instalada a confusão sobre o apuramento dos resultados.

Ao início da noite, o edital afixado na residência oficial do Representante da República, no Funchal, referia que o PSD tinha perdido o 24º deputado - que lhe dava a maioria absoluta - e a CDU tinha elegido um terceiro deputado.

O edital dava conta do número de votos de cada partido e os nomes dos deputados eleitos passando então a figurar o nome de Ricardo Lume, da CDU.

No edital era referido que o PSD passava de 56.690 para 56.574 votos o que era suficiente para perder o 24º deputado, que lhe dava a maioria em benefício da CDU que, apesar de ter descido de 7.082 para 7.060, conseguiu eleger o terceiro deputado.

Menos de uma hora depois da afixação do edital, fonte da assembleia de apuramento de resultados dava conta da existência de um erro informático, não tendo sido considerada a votação do Porto Santo.

Segundo conta o jornal DN Madeira, o erro foi detetado pelo próprio PSD/M que, depois de aplicar o método de hondt com os números que constavam na primeira ata publicada, percebeu que as contas não batiam certo.

A assembleia reconheceu o erro e o PSD/M, com a inclusão dos votos do Porto Santo, mantém o 24º deputado e a maioria absoluta. A CDU perde o terceiro deputado que tinha ganho no edital inicial, explica o jornal.

Ouvida pela TSF, a Comissão Nacional de Eleições confirmou o resultado e considerou a situação um «erro triste». o PSD/M vence as eleições legislativas de domingo com maioria absoluta, ampliando inclusive a diferença de votos de cinco para 12.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana