domingo, 8 de março de 2015

Portugal. O BOBO DA REPÚBLICA VAI ESTAR AQUI NO PÁGINA GLOBAL




É sabido que todas as cortes tinham um bobo. Era um dos poucos no palácio a quem a realeza consentia certos excessos e o mimar de espíritos críticos. Caso não lhes agradassem os exageros do bobo, fome, pancada, pão e água não lhe faltavam nas masmorras por tempo que considerassem bastante para lhe refrear os abusos. Ficavam a pão e água com bastante sorte porque existem registos de bobos que foram condenados à morte pelos ofendidos da realeza. Eram os bobos da corte, criados para todo o serviço.

Séculos volvidos, no palácio que era da realeza, em Belém, existe ali um bobo. Não é da corte mas sim da República. Aquele bobo, como um saco de boxe, experimenta hoje as pancadas críticas de um país inteiro que o considera tão ridículo, tão andrajoso, tão sem graça, tão desleal e tão incompetente e impróprio para o cargo, que não se cansa de o espancar verbalmente e por escrito nos jornais, nas ruas, nos cafés, na comunicação social, na internet... Abusou da paciência de muitos milhões de cidadãos da República. Um bobo que até está cheio de sorte. Para ele não vai haver castigo de fome, pancada, pão e água. Muito menos descerá às masmorras. Nem o condenarão à morte. Beneficia de impunidade, por enquanto. Somente querem ver-se livres dele.

É esse Bobo da República que o Página Global vai aqui trazer amanhã, segunda-feira, num texto que já vimos parcialmente, autoria de Fernando Silva, colaborador do PG que tem estado ausente mas que regressa com a escrita acutilante, irónica e objetiva.

Afinal quem é o Bobo da República? Perguntam os distraídos. Está-se mesmo a ver que é... Cavaco Silva. Só podia.

É esse Bobo da República que vai marcar presença no Página Global, segunda-feira. Transportado por Fernando Silva.

Redação Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana