quarta-feira, 22 de abril de 2015

Carnificina rodoviária casou mais 29 óbitos na semana passada em Moçambique



Intasse Sitoe  - Verdade (mz

os condutores não habilitados para se fazerem ao volante, na sua maioria jovens, continuam a causar mortes e alguns deles não prestam assistência às vítimas, algumas das quais têm sido abandonadas à sua sorte, segundo as autoridades policiais, que afirmam terem registado, na semana finda, 29 óbitos, 81 feridos, entre graves e ligeiros, em consequência de 39 acidentes de viação.

Segundo 18 indivíduos foram presos por condução ilegal. O número 17 do artigo 127 do Código da Estrada diz que este crime é punido com “pena de prisão de três dias a seis meses e multa de cinco mil meticais”.

Na semana anterior a que nos referimos, a sinistralidade rodoviária mantou pelo menos 34 cidadãos e feriu outros 85, entre graves e ligeiros, num total de 44 acidentes.

Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse à Imprensa, em Maputo, a indisciplina dos automobilistas continua preocupante, facto consubstanciado pela ocorrência de 20 atropelamentos, 11 choques entre carros, seis despistes e capotamento e três casos de má travessia de peões, para além do habitual excesso de velocidade e condução sob o efeito de álcool, que levou à detenção de 143 pessoas.

Para além deste grupo de automobilistas, há aqueles que constantemente transformam algumas vias das estradas em pistas para a prática de manobras perigosas idênticas às da Fórmula 1.

No âmbito do combate a infracções, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 33.973 veículos, dos quais apreendeu 54 por diversas irregularidades.

Sem comentários:

Mais lidas da semana