quinta-feira, 16 de abril de 2015

CARRASCOS DOS PORTUGUESES E DE PORTUGAL


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Sob a batuta da austeridade que é fio condutor recomendado e exigido pelas grandes corporações capitalistas globais, europeias e portuguesas, o governo de Passos-Portas-Cavaco tem estado em permanência montado na besta que desde há quase quatro anos esmaga o país e os portugueses, principalmente os mais fragilizados económica e socialmente. Os vulgares trabalhadores ou… escravos de um regime recheado de ganância, de indiferença e desumanidade que serve com todo o esplendor os objetivos de exploração ditados pelo capitalismo selvagem que impera.

Esses propósitos são demonstrados em breves títulos dos jornais de hoje. Alguns só surgidos quase no final do dia.

Podemos ler no jornal Expresso que a “Estratégia do Governo mantém cortes de salários até 2018. E sobretaxa até 2019”. Foi a ministra das Finanças, Luís Albuquerque, que declarou esse propósito. Com a maior das cegueiras sobre a realidade de miséria, de sobreendividamento, de carências várias e enormes que vitimam os portugueses.

Como se tal não bastasse, ainda no mesmo jornal, podemos ler que o “Programa de Estabilidade e Crescimento prevê novos cortes nas pensões em 2016”. Também este título tem base naquilo que a mesma ministra, das Finanças, declarou na apresentação do Plano de Estabilidade e Crescimento em conferência de Imprensa.

Que estabilidade? Que crescimento? Estabilidade e crescimento de quem? Dos trabalhadores certamente que não. Da grande maioria dos portugueses certamente que não. De Portugal certamente que não. Mas é esta a receita dos carrascos perante o país e os portugueses com as cabeças nos cepos a aguardar a machadada terrível e final.

A matéria está muito fresca de tão recente. A análise está para surgir, certamente amanhã, ao que foi anunciado na conferência de imprensa da referida apresentação do Plano. Apesar disso, o que transparece é o propósito deste governo - composto pelo trio radical-direitista onde se inclui o cúmplice Cavaco Silva – em continuar a empobrecer os portugueses, cada vez mais portugueses. Destruindo a classe média ainda mais do que já o fez. Assassinando portugueses pobres nos hospitais devido a carências de recursos causadas pelos cortes orçamentais criminosos.

Com toda a propriedade, uma vez revelada a realidade da penúria que o Plano hoje anunciado contém, o que se pode concluir é que Portugal está sob o domínio de terríveis carrascos dos seus cidadãos. E pior acontecerá se nas eleições que se aproximam os portugueses cometerem o erro de entregar seus votos ao bando de malfeitores que nestes últimos quatro anos têm sido causa da desgraça e miséria de milhões de portugueses e de Portugal.

Nas próximas eleições, em Setembro ou Outubro (deverá ser em Outubro), vamos ver qual a consciência e grau de analfabetismo político (ou não) dos portugueses eleitores. Já há os que apostam na continuação nos poderes políticos dos atuais carrascos dos portugueses e de Portugal.

Consciência política e de classe, precisam-se. Como de pão para a boca.

Sem comentários:

Mais lidas da semana