quinta-feira, 2 de abril de 2015

CHINA DISPONÍVEL PARA REFORÇAR COOPERAÇÃO COM TIMOR-LESTE




Díli, 02 abr (Lusa) - A China está disponível para reforçar a sua cooperação com Timor-Leste, continuando uma relação que se tem vindo a fortalecer nos últimos anos, anunciou em Díli Chen Zhu, vice-presidente do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular.

Chen Zhu está de visita a Timor-Leste onde se encontrou com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres, primeiro-ministro, Rui Maria Araújo, e com o ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

Fontes da delegação chinesa disseram que Chen Zhu manifestou aos líderes timorenses a disponibilidade de fortalecimento da relação entre a China e o país através de uma "parceria de cooperação" que se manterá nos próximos anos.

Chen Zhu disse que Pequim está disponível para reforçar a "cooperação prática" com Timor-Leste, em setores como desenvolvimento económico e comércio, construção de infraestruturas e laços culturais, entre outros.

O mesmo responsável chinês manifestou o desejo de fortalecimento dos laços bilaterais com o Parlamento Nacional.

Um recente relatório preparado pelo Lowy Institute indica que a ajuda total da China a Timor-Leste desde 2006 ascendeu ao equivalente a 47,3 milhões de euros, com um total de 17 projetos, a maior parte nas áreas de governação e sociedade civil, saúde e apoio humanitário.

O mapa "Ajuda chinesa no Pacífico", preparado com base em 500 fontes de informação pelo Lowy Institute permite, de forma interativa analisar a ajuda humanitária dada pelo Governo chinês desde 2006.

Em termos globais, o estudo - o primeiro do género realizado desde sempre - confirma que a ajuda da China aos países do Pacífico ascendeu, nos últimos nove anos a 1,47 mil milhões de dólares (1,33 mil milhões de euros).

No caso timorense o apoio está distribuído, maioritariamente em projetos para as áreas de governação e sociedade civil, saúde e ajuda humanitária.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana