quarta-feira, 15 de abril de 2015

Especial BES/GES: Anatomia da queda do império - o caso BES-Angola




Na semana em que vai ser conhecido o relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao colapso do Banco Espírito Santo, a TSF avança com as principais conclusões das mais de trezentas horas de audições. A jornalista Ana Catarina Santos analisa os dados relativos ao braço angolano do império Espírito Santo, o BESA (BES Angola), cruza os depoimentos prestados na CPI, verifica os documentos, os relatórios e as auditorias sobre o tema e apresenta as principais conclusões que levaram ao colapso do BESA.

Este é, porventura, o bloco mais blindado e opaco de todo o caso BES/GES, tendo em conta que quase todos os depoentes invocaram o segredo de justiça, o sigilo bancário angolano ou até o segredo pessoal para se recusarem a responder às questões.

O BESA foi, pode dizer-se, a pedra amarrada ao pé que atirou o BES para o fundo do abismo.

Pelos factos apurados na Comissão Parlamentar de Inquérito e pela vasta prova documental, pode afirmar-se que a exposição do BES ao BESA atingia níveis excessivos. A totalidade do montante de crédito mal parado ou crédito que inspirava dúvidas, além do investimento em dívida soberana de Angola, representavam cerca de 80% da carteira de crédito do BESA - um rombo gigante a rondar os 5.700 milhões de euros, que levou ao pedido de ajuda do BES ao Estado Angolano através de uma garantia soberana autorizada por José Eduardo dos Santos.

Neste dossier especial é analisada a relação entre Ricardo Salgado e o empresário angolano Álvaro Sobrinho e procuramos seguir as pistas que possam esclarecer qual o destino do dinheiro dos empréstimos do BESA.

É ainda analisada a actividade da ESCOM, as comissões pagas pelo negócio dos submarinos via ESCOM, a ligação da ESCOM e do BESA ao sector imobiliário e da construção civil em Angola, e qual o papel do empresário José Guilherme, que terá oferecido uma prenda - liberalidade - de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado.

Esta quarta-feira, 13 de Abril, na terceira parte deste dossier especial, a Jornalista Ana Catarina Santos procura explicar como a queda do BESA levou à queda do BES. Ou vice-versa.

A reportagem "Anatomia da queda do Império - o BESA", é da autoria da jornalista da TSF Ana Catarina Santos, a sonoplastia é de João Félix Pereira.

As Jornalistas Ana Catarina Santos e Judith Menezes e Sousa acompanharam em permanência esta que foi a mais mediática das Comissões de Inquérito.

A TSF sintetiza o essencial de seis meses de trabalho, trezentas horas de audições levadas a cabo por vinte e três Deputados, de todos os Partidos Políticos, resistentes às longuíssimas maratonas de trabalho. Cinquenta e cinco testemunhos presenciais, dezasseis depoimentos por escrito, oito mil páginas de transcrições, centenas de auditorias, relatórios, documentos, cartas, etc. numa Comissão de Inquérito histórica à procura da verdade, em que nunca houve apenas uma verdade. Um trabalho sobre a anatomia da queda de um dos maiores Bancos portugueses e do império Espírito Santo com mais de 150 anos.

Um trabalho de Ana Catarina Santos com sonoplastia de João Félix Pereira

Sem comentários:

Mais lidas da semana