domingo, 12 de abril de 2015

Moçambique. Morte de motociclista pela polícia provoca manifestação popular




A polícia moçambicana baleou mortalmente hoje um motociclista por desobedecer a uma ordem de paragem num bairro de Nampula, norte do país, o que provocou uma revolta popular.

Em declarações à Lusa, a polícia relatou que um homem foi mandado parar pela patrulha no bairro de Muhala, mas este recusou obedecer à ordem das autoridades, seguindo-se uma perseguição.

Já no bairro de Namicopo, a polícia disparou vários tiros para imobilizar o motociclista, matando-o.

"A polícia recebeu uma denúncia de roubo de um motociclo e quando interpelou o individuo, este desobedeceu às ordens de paragem e foi atingido mortalmente", explicou à Lusa o porta-voz da Polícia de Nampula, Sérgio Mourinho, assegurando que a vítima era procurada pela justiça por roubos de motociclos e telemóveis na via pública.

De seguida, os ânimos exaltaram-se e a população local manifestou-se contra a atitude da polícia e lançou bombas artesanais, feitas de garrafas de vidro e gasolina, contra a viatura de patrulha. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo e balas.

Além da vítima mortal, três pessoas ficaram feridas, com várias escoriações, segundo fonte médica do Hospital Central de Nampula, onde deram entrada.

Juma Calima, um residente de Namicopo, disse à Lusa que a vítima apresentava um comportamento estranho no bairro, mas condenou a "ação brutal" da polícia, "que estatela mortalmente pessoas em vias públicas".

Já a tia da vítima, Memuna Rafael, que confirmou o comportamento estranho do sobrinho, "por trocar várias motos ultimamente", afiançou que não havia motivos para uma morte violenta.
Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana