sexta-feira, 29 de maio de 2015

África do Sul liberta mandante de assassinato de herói anti-apartheid




O político de direita que planeou o assassinato de um herói anti-apartheid sul-africano obteve liberdade condicional por motivos médicos nesta sexta-feira, o que anulou uma decisão anterior do ministro da Justiça de bloquear a sua saída da prisão.

Clive Derby-Lewis, político de extrema direita que planeou o assassinato do líder do Partido Comunista Chris Hani em 1993, numa tentativa de desencadear uma guerra racial, cumpria pena de prisão perpétua pelo assassinato.

Derby-Lewis foi diagnosticado com um cancro e requereu a liberdade condicional. Mas o ministro da Justiça, Michael Masutha, negou o pedido em Janeiro pelo fato do seu cancro estar no estágio 3, e não no estágio 4, um pré-requisito para que seja considerada a liberdade condicional médica. Ele, então, pediu à Justiça que reavaliasse a decisão do ministro, e teve o seu pedido acatado.

Derby-Lewis escapou da pena de morte porque foi abolida no país e já estava há 20 anos na prisão. O assassinato de Hani pôs em risco a transição da África do Sul de um governo de minoria branca para uma democracia multirracial, já que deu origem a distúrbios em todo o país e provocou temores de uma guerra civil.

Verdade (mz) com agências

Sem comentários:

Mais lidas da semana