sexta-feira, 8 de maio de 2015

MOITA FLORES E SÉRGIO GODINHO EM MACAU PARA O 10 DE JUNHO




Macau, China, 08 mai (Lusa) - O escritor Francisco Moita Flores e o músico Sérgio Godinho são os principais nomes do cartaz comemorativo do 10 de junho em Macau, hoje divulgado pelo cônsul-geral de Portugal, Vítor Sereno.

"Vamos ter um programa rico, com uma vertente cultural muito intensa, sem deixar de incluir atividades mais tradicionais como o hastear da bandeira, a romagem à gruta [do Camões] e a receção na residência consular", explicou hoje Vítor Sereno, em conferência de imprensa.

Segundo o cônsul-geral, Francisco Moita Flores vai ter duas intervenções no território: uma, como escritor, no Instituto Português no Oriente (IPOR), no dia 08 de junho, e outra como criminologista, no dia 11, uma conferência que será realizada em parceria com a Associação de Advogados de Macau.

Sérgio Godinho atua no dia 09 e é o "mimo para a comunidade", comentou o cônsul.

O programa começa no dia 28 de maio, com a inauguração de uma exposição de marionetas na residência consular, um espaço "que tem uma espécie de aura mágica".

No dia 04 de junho é lançado um CD intitulado "Tributo a Macau", um conjunto de poemas da autoria de pessoas com ligação a Macau, em português e patuá (dialeto macaense) musicados pela banda "80 & Tal".

No dia 06, a companhia de dança de Clara Andermatt apresenta "Fica no singelo", uma visita que o IPOR espera que se possa traduzir, após o espetáculo, em parcerias com o território, ao nível da formação de bailarinos.

No dia 10, Dia de Portugal, será hasteada a bandeira portuguesa no consulado e levada uma coroa de flores na gruta de Camões, localizada no jardim com o nome do escritor. O dia termina com uma receção na residência consular, aberta à comunidade, que terá a presença do chefe do Executivo, do presidente da Assembleia Legislativa e da secretária para a Administração e Justiça.

A receção conta ainda com concertos da Tuna Macaense e da banda "80 & Tal".

"Espero que haja uma participação massiva de todos os que gostam de Portugal", apelou Vítor Sereno.

À semelhança do ano passado, o consulado conta com o patrocínio de uma empresa de jogo local para financiar, em grande parte, as comemorações do Dia de Portugal. Este ano, foi a operadora MGM que disponibilizou 200 mil patacas (cerca de 22 mil euros).

O orçamento total do programa ainda está a ser ultimado, sendo certo "que não há qualquer contribuição do Governo de Portugal".

"Se não fossem as nossas empresas e patrocinadores [de Macau], um 10 de junho desta dimensão jamais se conseguia fazer", rematou.

Ainda não é conhecido o nome do representante do Governo português que estará presente nas comemorações.

À margem da conferência de imprensa, Vítor Sereno revelou que, este mês, entre 14 e 17, Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, virá a Macau, uma visita que acontece poucos dias após a de Leonardo Mathias, Secretário de Estado Adjunto e da Economia.

Ainda este mês, entre os dias 19 e 21, Macau recebe também a visita do Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

ISG // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana