sábado, 23 de maio de 2015

Portugal. LESADOS DO BES PROTESTAM HOJE NO FÓRUM DO BCE EM SINTRA




A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do Grupo Espírito Santo (GES) anunciou para hoje uma manifestação com centenas de presentes em Sintra, perto do hotel onde decorre o segundo fórum mundial do Banco Central Europeu (BCE).

A manifestação realiza-se pelas 11:00 e juntará lesados de todo o país, revelou à Lusa uma das organizadoras, Carla Costa.

Hoje também, mas pelas 15:00, haverá uma assembleia-geral da associação num outro hotel em Sintra, e, pelas 20:00, está previsto um cordão humano formado novamente na unidade hoteleira onde irá decorrer o segundo fórum mundial do BCE.

O BCE finda hoje em Sintra o seu segundo fórum mundial, tendo juntado novamente em Portugal algumas das mais influentes personalidades do mundo da política monetária para debater o desemprego e a baixa inflação.

Recentemente, o presidente da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial afirmou que o BCE "não está bem informado" sobre o que foi prometido pelo Banco de Portugal (BdP) aos clientes do GES que compraram papel comercial aos balcões do Banco Espírito Santo (BES).

Em declarações recentes à agência Lusa, Ricardo Ângelo disse que o supervisor bancário europeu "não está contra uma solução" para os lesados do papel comercial do GES, mas "quer apenas uma solução que esteja dentro dos parâmetros jurídicos", de forma a evitar a abertura de precedentes que possa ser usada em situações semelhantes.

Ou seja, a associação frisou estar interessada "também numa solução jurídica, chamando-se solução comercial ou não", desde que, segundo Ricardo Ângelo, "haja pagamento integral do montante do papel comercial, como o BdP e o Novo Banco sempre disseram, até fevereiro deste ano".

O Diário Económico noticiou também recentemente que o BCE exige ter uma palavra final em qualquer solução que venha a ser encontrada para os clientes que investiram em papel comercial do GES, enviando um email ao BdP e "não aceitando que o Novo Banco compense os investidores, dado que tal poria em causa a hierarquia de credores prevista nas regras europeias da resolução bancária".

São cerca de 2.500 os clientes do Novo Banco com papel comercial do GES no montante total de 527 milhões de euros.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana