sexta-feira, 15 de maio de 2015

Portugal. SINDICATOS ESPERAM GRANDE ADESÃO NA GREVE NA SAÚDE




Auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e terapêutica e profissionais do INEM são os trabalhadores que aderem à greve, que deverá afetar vários serviços, como cirurgias programadas ou consultas.

O pré-aviso também contempla enfermeiros e médicos que queiram aderir a paralisação nacional de 24 horas.

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais considera que a greve é a resposta aquilo que consideram ser "uma ofensiva do governo contra o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, por isso, apela à compreensão dos utentes.

O Sindicato contesta a municipalização dos cuidados de saúde primários, a entrega de hospitais do SNS às Misericórdias e exige ainda uma discussão pública e alargada sobre o serviço público de saúde para que "não se volte a assistir a dezenas de pessoas nos corredores dos hospitais", como no último inverno.

Entre as exigências que motivam a greve estão ainda a reposição das 35 horas de trabalho semanal para os profissionais, a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, a criação do suplemento de risco, penosidade e insalubridade e a valorização das carreiras de técnico de diagnóstico e terapêutica e técnico superior de saúde.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana