sábado, 13 de junho de 2015

Jacarta pediu explicações a Camberra sobre pagamento de fundos para desviar barco com refugiados




Jacarta, 13 jun (Lusa) - A ministra dos Negócios Estrangeiros indonésia pediu hoje explicações a Camberra sobre o alegado pagamento pelas autoridades australianas de milhares de dólares à tripulação de uma embarcação com refugiados para regressar à Indonésia.

O pedido de Jacarta surge depois do primeiro-ministro australiano ter recusado repetidamente desmentir as acusações.

A chefe da diplomacia indonésia, Retno Marsudi, afirmou que a Indonésia ficaria "realmente preocupada" se se confirmasse que o comandante e cinco tripulantes de uma embarcação, que transportava refugiados, receberam 5.000 dólares cada um das autoridades marítimas australianas para regressar para águas indonésias.

As acusações foram comunicadas à polícia local na ilha de Rote no leste da Indonésia, onde a embarcação com 65 refugiados, chegou a terra no final de maio, depois de ter sido intercetada pela Marinha australiana.

Marsudi afirmou que falou sobre o assunto com o embaixador da Austrália na Indonésia, Paul Grigson, à margem de uma conferência em Jacarta.

"Eu só lhe perguntei de que é isto se tratava", afirmou a ministra, adiantando que o embaixador prometeu investigar e posteriormente dar explicações.

"Estamos realmente preocupados se se confirmar", sublinhou a ministra.

Este assunto arrisca danificar as já tensas relações entre a Indonésia e a Austrália, depois de Jacarta ter executado dois traficantes de droga australianos em abril.

Entretanto, as autoridades indonésias abriram uma investigação aos alegados pagamentos à tripulação da embarcação, que transportava refugiados do Bangladesh, Birmânia e Sri Lanka, que foi intercetada a caminho da Nova Zelândia.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, afirmou na sexta-feira que a Austrália faria "tudo o que fosse preciso" para combater o tráfico de pessoas, mas recusou repetidamente desmentir os pagamentos pelas autoridades australianas.

Camberra adotou uma restrita política de imigração desde que a coligação conservadora liderada por Abbott chegou ao poder em setembro de 2013 e recusa aceitar refugiados à procura de asilo que cheguem de barco.

A Austrália também assinou um acordo com o Camboja para que este país aceite refugiados em troca de milhões de dólares durante os próximos quatro anos.

Desde dezembro de 2013, apenas uma embarcação com refugiados conseguiu chegar à Austrália, quando antes da adoção da restrita política de imigração de Abbott, os barcos com centenas de refugiados chegavam com uma frequência quase diária.

MC // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana