sexta-feira, 19 de junho de 2015

PASSOS COELHO, O SUSCITADOR DE VÓMITOS




O aldrabão do primeiro-ministro de Portugal está a falar na Assembleia da República, no Parlamento. Ouvi-lo suscita vómitos. Nunca na história de Portugal houve registo de um aldrabão tão intenso. Há os que diagnosticam uma doença no PM: mentiroso compulsivo. Isso é lavra das competências dos que se debruçam e têm sabedoria para as doenças mentais, para a psicologia e para a psiquiatria. Os governados optam por serem mais práticos e avaliarem o individuo político como honesto ou vigarista. Infelizmente em Portugal cabem naquela última classificação muitos dos políticos que são causa do inferno em que Portugal se transformou para os portugueses, principalmente os de menores recursos num leque que se estende até à classe média.

No Parlamento está a ocorrer o debate quinzenal. Repare-se na transformação demonstrada por Passos Coelho ao responder às oposições em temas cujas respostas estão eivadas de mentiras e de descaramento. Repare-se neste vídeo e na paz de espírito e certezas afirmadas por Passos Coelho, mentiras que o elegeram, e compare-se ao seu igual hoje na AR: um mentiroso descarado com um semblante e conversa afável, persistentemente a lançar o engodo da campanha eleitoral que já está em marcha. O mentiroso segue à risca o programa para a sua reeleição. Cheio de certezas. Cuidadoso no palavreado, amigo dos mais desfavorecidos e da classe média. O semblante e postura de engodo para vigarizar novamente os portugueses com a caça a que votem nele, no seu partido, na sua aliança com o CDS de Paulo Portas, outro vigarista da política nacional. Depois, voltando a ser partidos reeleitos para desgovernarem por mais quatro anos, tudo voltará a ser como antes. O flagelo da "crise" recairá sobre os portugueses e as negociatas continuarão a vigorar para desgraça dos bens públicos entregues aos privados de eleição do seu futuro governo. As negociatas...

Tomámos por bem reavivar a memória dos que se esqueceram do vigarista que é Passos Coelho. O que agora fala da crise como coisa do passado quando ela continua presente no quotidiano de Portugal e dos portugueses. Recorremos a um vídeo e prosa do Aventar transplantado para o jornal Expresso. Aqui podemos ver e ouvir o suscitador de vómitos que é Passos Coelho. Cuide-se, ao assistir às descaradas declarações do vigarista, previna-se com um recipiente que possa conter todos os vómitos suscitados. Antes, como no presente e no futuro, Passos Coelho será sempre um dos maiores vigaristas que passaram pela governação e descalabro de Portugal. Suscitará sempre vómitos a quem tem de escutar e ser vítima  das suas patranhas.

Redação PG

AS MENTIRAS QUE ELEGERAM PASSOS COELHO

Foram umas atrás das outras. Tantas mentiras, promessas vãs e falsas intenções que se torna difícil, à distância, contabilizar ou condensá-las. As ilusões saltavam da boca de Pedro como pipocas à porta do cinema. O Dom Sebastião de Massamá vinha para fazer esquecer os seis dolorosos anos de Idade Média socrática. É diferente dos outros? Não. Mentira e política são, infelizmente, duas faces da mesma moeda. Mas Pedro tinha uma responsabilidade especial. A seguir aos governos socialistas, dada a destruição e delapidação com que nos brindaram, provavelmente um pinguim social-democrata conseguiria ser eleito primeiro-ministro sem grandes sobressaltos. Ou seja, Passos não foi eleito por ser Pedro mas por ser o outro, o não José. Por isso não tinha qualquer necessidade de mentir descaradamente ou prometer o que sabia perfeitamente não poder cumprir. Passos enganou os portugueses, que na altura pouco mais lhe exigiam do que falar verdade. Fica o vídeo. Dá para rir, acreditem. 

Blogue Aventar, em Expresso por Tiago Mesquita

Sem comentários:

Mais lidas da semana