sexta-feira, 28 de agosto de 2015

É HOJE QUE AS MÃES ANGOLANAS GRITARÃO PELA LIBERTAÇÃO DOS FILHOS E DE ANGOLA



Mário Motta, Lisboa

Os familiares dos presos políticos que se opõem ao regime angolano perspetivam manifestar-se hoje em Luanda, apesar da proibição do regime. Não será difícil antever que a repressão policial cairá sobre as mães, irmãs, outros familiares e amigos dos presos políticos. Logo, pelo final do dia, já saberemos a quantidade de detidos e de feridos que serão, uma vez mais, vítimas da repressão ao modo salazarista e colonialista do regime chefiado por José Eduardo dos Santos.

Do jornal Rede Angola respigamos alguns parágrafos que publicou ontem e que aqui no PG no título Parentes de activistas confirmam marcha no dia 28 apesar da oposição do Governo reproduzimos integralmente.

Do Rede Angola:

“Após 65 dias de detenção, os jovens do denominado Movimento Revolucionário enfrentam muitos problemas de saúde, alguns a recomendar muitos cuidados médicos.”

As mães: “Nós estamos preparadas para a manifestação do dia 28 e por isso convido outras mães a nos ajudarem a libertar os nossos filhos”, pediu."

É hoje. De que tem medo o regime angolano? Não entende que está a definhar tal qual o salazarismo e o colonialismo. Que está a trair os propósitos e ideologia que foram o motor da luta contra o fascismo colonial português?

Nesse tempo, recuando pouco mais de 40 anos, Portugal e as colónias eram para usufruto e roubo de meia-dúzia de famílias do regime salazarista. Atualmente, talvez pouco mais de meia-dúzia de outras famílias usufruem e roubam o que pertence a todos os angolanos, negando-lhes a liberdade, a justiça, a democracia, a igualdade, a dignidade de viverem numa sociedade igualitária e justa.

Isto é traição aos heróis angolanos que tombaram numa guerra de décadas. Afinal o fascismo e o colonialismo servem de modelo a uns quantos traidores que em Angola se desviaram do rumo que deu origem à luta de libertação de todos os angolanos. Haja justiça, já que não há decência nem vergonha! 

Imagem reproduzida de Folha 8

Sem comentários:

Mais lidas da semana