sábado, 8 de agosto de 2015

Guiné-Bissau. Sociedade civil apela a que presidente seja árbitro em vez de oposição




O Movimento Ação Cidadão (MAC), organização da sociedade civil da Guiné-Bissau, apelou hoje ao Presidente da República para ser "árbitro" em vez de "oposição" ao Governo.

Numa carta aberta sobre a situação política na Guiné-Bissau, o movimento "convida o Presidente da República a desempenhar o seu papel de árbitro e não de oposição, pois é fundamental que se criem condições favoráveis à preservação e valorização da Democracia e do Estado de Direito".

A carta surge depois de o presidente do Parlamento ter denunciado a intenção do chefe de Estado derrubar o Governo e de o primeiro-ministro ter anunciado que vai lutar contra essa ameaça, considerando não haver justificações plausíveis para uma crise.

Na última noite, o parlamento guineense aprovou por unanimidade uma moção de confiança no Governo, ao mesmo tempo que uma vigília juntou algumas dezenas de pessoas em frente ao Palácio da Presidência pedindo estabilidade.

Diplomatas e outros representantes da comunidade internacional em Bissau desdobram-se em contactos para evitar uma crise política, um ano depois das eleições gerais financiadas pelo exterior e após o golpe de Estado de 2012.

O MAC "condena de forma severa qualquer tentativa manhosa de institucionalizar um regime que não seja aquele que é democraticamente e constitucionalmente aceite para se chegar ao poder e governar".

Ao mesmo tempo, desafia "todos os cidadãos guineenses a não ficarem indiferentes", lançando um apelo para que "participem em massa neste novo 'caminho que se escreve'", refere o documento.

A carta aberta conclui referindo que, "felizmente", não há "uma agressão efetiva ou iminente" ou uma "calamidade política", pelo que "é fundamental o diálogo para que os órgãos de soberania coabitem numa perspetiva construtiva, condição sine qua non para o bem-estar comum e desenvolvimento harmonioso da sociedade".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana