domingo, 13 de setembro de 2015

ARRANQUE DO ANO-LETIVO CABOVERDIANO PODE ESTAR COMPROMETIDO




Em Cabo Verde o estatuto do docente está a ser negociado entre o governo e os sindicatos desde 2012 e poderá comprometer, uma vez mais, o arranque de mais um ano lectivo.

Em vésperas de mais um arranque de ano lectivo, os sindicatos dos professores ameaçam com manifestações e greves. O presidente da federação cabo-verdiana dos professores, João Pedro Cardoso, afirma que a luta da classe é pela aprovação, publicação e implementação do estatuto de carreira docente.

Segundo o responsável este estatuto deveria ter sido aprovado há dois meses, em Julho passado, seguido da sua implementação; "passado todo esse interregno, e ainda sem data marcada, para sua implementação o que vem instalar um clima de insatisfação total dos docentes deste arranque de ano lectivo que se mostra tanto ou quanto atribulado".

No entanto, o governo já fez saber que o estatuto de carreira do pessoal docente foi aprovado pelo Conselho de ministros assim como o de outras classes profissionais. 

Na sexta-feira, em conferência de imprensa, o ministro da presidência do conselho de ministros, Démis Lobo Almeida, fez segredo ao teor destes estatutos aprovados;"competirá a cada sector explicar à sociedade os pormenores ou a especialidade de cada um dos estatutos porque não o faremos aqui". Como dá conta o nosso correspondente no arquipélago, Odair Santos.

RFI – foto Wilson Dias/ABr

Sem comentários:

Mais lidas da semana