quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FURACÃO FRED FAZ ESTRAGOS EM CABO VERDE. 50 FAMÍLIAS DESALOJADAS




Chuvas fazem transbordar barragens de Faveta e de Canto de Cagarra

A Barragem de Faveta, em São Salvador do Mundo (Santiago), já está a transbordar. Depois das chuvas intensas que caíram por estes dias no interior de Santiago, a infraestrutura ultrapassou a sua capacidade máxima de 700 mil metros cúbicos de água, suficiente para irrigar mais de 65 hectares de terreno. Com boas perspectivas de encher, estão ainda as barragens de Poilão(Órgãos), de Figueira Gorda (Santa Cruz), de Saquinho (Santa Catarina) e de Salineiro (Ribeira Grande de Santiago). Também na ilha de Santo Antão a Barragem de Canto Cagarra, no Vale de Garça. A infraestrutura armazena no total 1 milhão e 118 mil m3 de água, dos quais 418.000 m3 na parte superfície e 700.000m3 na parte subterrânea. Vai beneficiar 200 agricultores numa área de 50 hectares de terrenos.

Reza o adágio popular que depois da tempestade vem a bonança. É que apesar do receio de males maiores suscitado, a passagem do furacão Fred afinal causou apenas pequenos estragos e trouxe muita esperança aos cabo-verdianos, sobretudo os que vivem nas zonas agrícolas. Na ilha de Santiago, foi leve a passagem do "Fred", mas com este fenómeno veio a chuva que molhou os campos e encheu ribeiras e represas. Na maior parte das infraestruturas hidráulicas da ilha – Poilão, Figueira Gorda, Saquinho e Salineiro – já é visível uma boa reserva de água. Mas a primeira a transbordar foi a Barragem de Faveta.

"É a única barragem que já transbordou neste momento. Está comprovado que, de facto, a barragem foi um projecto muito bem acertado pelo Governo, sendo a maior infraestrutura construída nos Picos. Em dois anos consecutivos, a barragem transbordou. No ano passado foi em Setembro e hoje a mesma coisa, o que mostra que temos grande caudal de água na ribeira de Faveta. Estamos, todos, contentes”, regozija-se o presidente da Câmara Municipal de São salvador do Mundo, João Baptista Pereira.

Entretanto, o autarca salvadorenho mostra-se preocupado com o atraso na implementação do projecto orçado em 70 mil contos, prometida pelo Governo para desenvolver o sector agrícola no concelho. “O meu desejo é que, finalmente, o projecto agrícola seja implementado para permitir não só levar água às parcelas de terras como também às zonas mais altas, como a Achada Igreja e outras propriedades”. Aliás, lembra o Edil Pereira, se o projecto tivesse sido já implementado o ano passado hoje o concelho teria um grande “pulmão verde nos Picos, apesar do período de seca”.

Na ilha de Santo Antão a Barragem de Canto Cagarra, no Vale de Garça, está praticamente cheia: contam-se escassos três metros para a água chegar ao máximo. E se as previsões que apontam para mais chuva durante esses dias se confirmarem, os agricultores do Vale da Garça terão dias felizes.

A infraestrutura hidráulica tem capacidade para armazenar 1 milhão e 118 mil m3 de água - 418.000 m3 na superfície e 700.000m3 na parte subterrânea. Essa água retida vai beneficiar duas centenas de agricultores em cerca de 50 hectares de terreno. São chuvas que trouxeram novos sonhos, energia e esperanças para o povo das ilhas.

A Semana (cv)

Primeiro-Ministro garante " medidas imediatas" para famílias desalojadas

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, garante “que os membros do Governo vão nos próximos dias deslocar-se às ilhas mais afectadas, para avaliar os estragos causados pelo furacão “Fred”. Reparar o Pontão em Santa Maria, desobstruir vias públicas, assegurar o realojamento das famílias deslocadas em situações mais críticas, verificar nas estruturas danificadas, nomeadamente aeroportos internacionais, são algumas medidas anunciadas “como imediatas” pelo Chefe do executivo.

José Maria Neves, que falava esta terça-feira, após uma reunião interministerial para fazer o balanço dos danos provocados pela passagem do furacão “Fred”, disse que os danos materiais ainda não foram contabilizados. Mas, assegura, esta quarta-feira vai percorrer todos os Municípios do interior de Santiago para apurar a situação. Já as ministras das Infraestruturas, Sara Lopes, e do Turismo, Leonesa Fortes, deslocam-se às ilhas da Boa Vista e do Sal, enquanto o titular da pasta do Ambiente, Antero Veiga, viaja para Santo Antão para avaliar os danos causados e as medidas a serem tomadas.

"Vamos verificar os estragos e tomar no terreno as medidas que devem ser necessárias. O Instituto Nacional de Estradas (INE) já está avaliar os danos para fazer as intervenções necessárias em Santiago e em todas as ilhas do país. O Ministério das infraestruturas verificará todas as estruturas portuárias e as pontes para ver as intervenções que terão que ser feitas. Vamos reparar imediatamente o Pontão de Santa Maria", assegurou Neves.

Quanto às famílias desalojadas, José Maria Neves revelou que o Ministério de Habitação e Ordenamento do Território vai tomar medidas para acudir as pessoas que estiverem em situações mais críticas. “Algumas dessas famílias vão regressar às suas casas que não foram danificadas. As situações mais críticas terão respostas imediatas do Governo, que vai apoiá-las no arrendamento de uma casa até à reconstrução".

O Primeiro-Ministro garantiu que “a navegação aérea já está normalizada e estão em curso medidas para repor as ligações marítimas e resolver as ligações telefónicas”.

Apesar dos estragos materiais, José Maria Neves lembrou que há pontos positivos na passagem do “Fred” pelas ilhas. “As obras hidráulicas comportaram-se bem. As barragens estão a encher-se. Os diques de captação, tanto no Maio como na Boa Vista já estão todos cheios. Há recarga dos lençóis freáticos e, portanto, há também estes benefícios”.

A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana