sábado, 26 de setembro de 2015

Timor-Leste integra o grupo das dez nações que lideram a Agenda 2030



Timor-Leste vai integrar um grupo de dez nações que vão liderar a implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, segundo um comunicado do governo timorense.

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, "juntou-se a outros oito líderes para lançar uma iniciativa política de apoio à implementação da agenda", refere o comunicado, adiantando que "juntamente com os presidentes e primeiros-ministros do Brasil, Colômbia, Alemanha, Libéria, África do Sul, Suécia, Tanzânia e Tunísia" haverá um empenhamento absoluto.

Rui Maria de Araújo afirmou que será missão do grupo "garantir que ninguém fique para trás", garantindo que este grupo de Alto Nível sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável "irá trabalhar durante os próximos meses de forma ativa, para conseguir apoio para a sua implementação".

O primeiro-ministro timorense disse ainda aos seus homólogos e restantes convidados que "agora é necessário um compromisso concreto e sustentável, a todos os níveis, durante a vigência da agenda".

Timor-Leste é o único país asiático do grupo e irá trabalhar com um outro membro da CPLP, o Brasil.

O comunicado indica que Timor-Leste "tem desempenhado um papel importante na elaboração da nova agenda, nomeadamente no objetivo 16" que tem como objetivo promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas, a todos os níveis".

Na sexta-feira, vários dirigentes mundiais reunidos numa cimeira na ONU, em Nova Iorque, adotaram um ambicioso plano de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos que custará vários biliões de euros por ano.

O plano define 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a atingir até 2030, entre os quais a erradicação da pobreza extrema, o acesso de todos à educação e à saúde, a promoção da igualdade das mulheres e o combate ao aquecimento global.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou a aprovação da nova agenda global de desenvolvimento e afirmou que se chegou a "um momento decisivo na história da humanidade".

"A população mundial pediu-nos para perspetivar um futuro de promessa e oportunidade. Os Estados membros responderam com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável", disse Ban numa intervenção perante os governantes mundiais que hoje aprovaram essas medidas que substituem os Objetivos do Milénio.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana