terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cabo Verde. José Veiga: “Juventude cabo-verdiana está preparada para liderar o país”13



O vice-presidente do PAICV, José Veiga, afirmou que o seu partido “vai iniciar uma grande jornada rumo às vitórias de 2016”. A estratégia do PAICV está baseada na força da mulher e da juventude cabo-verdianas para dar um “bom Governo” a Cabo Verde, disse este responsável na antevisão do novo ano político tambarina, que tem a sua abertura marcada para o dia 16 em Santo Antão.

“Teremos Janira Hopffer Almada como primeira-ministra em 2016: esta é a mensagem de motivação mais poderosa que podemos passar à juventude e à mulher cabo-verdiana. Significa que tudo é possível, desde que acreditemos e trabalhemos de forma árdua e organizada. A mulher cabo-verdiana não poderá perder esta oportunidade”, enfatizou.

Veiga aproveitou para pedir uma “efectiva” participação da juventude, lembrando que “foi assente na capacidade de resistência e sacrifício da mulher e com a força da juventude que Cabo Verde chegou até aqui, hoje”. Confiante, pediu aos cabo-verdianos que dêem ao país um “bom governo”, para o que é necessário ter ainda “uma grande mobilização para o recenseamento eleitoral”.

Questionado sobre a estratégia do PAICV focada nos jovens – os que mais reclamações têm a fazer ao Governo, entre outras, por causa da alta taxa de desemprego juvenil – , Veiga explicou que a equipa liderada por Janira Hopffer Almada já está a trabalhar numa “nova agenda económica para dinamizar a economia e gerar empregos que é a reivindicação da juventude cabo-verdiana”. Mais: “A juventude de Cabo Verde está capacitada e esclarecida e sabe fazer as leituras sobre as conjunturas em que vivemos e todo o impacto que a crise internacional teve no país".

José Veiga defendeu que “a juventude sabe que mesmo nos momentos de dificuldade, os cabo-verdianos nunca baixaram a guarda", nunca "deixaram de acreditar num amanhã melhor”.

O PAICV tem agendado actividades para assinalar a abertura do ano político nas várias ilhas e na diáspora, naquilo que será o arranque das campanhas num ano que promete chumbo grosso.

Sanny Fonseca – A Semana

Sem comentários:

Mais lidas da semana