quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Portugal. O GOVERNO SEGUE DENTRO DE MOMENTOS



O Presidente da República tem esta quarta-feira as últimas reuniões com os partidos antes de anunciar aos portugueses o que decide quanto à constituição do próximo executivo.

São as últimas reuniões do Presidente da República com os partidos. Cavaco Silva recebe esta quarta-feira de manhã o PCP, os Verdes e o PAN, que representam 18 deputados da Assembleia da República.

Será depois destes encontros que o Presidente dirá aos portugueses o que decide quanto à constituição do próximo governo - se mantém a intenção demonstrada dois dias depois das eleições de indigitar Pedro Paços Coelho como primeiro-ministro, ou se cede à pressão do PS e do Bloco de Esquerda para avançar de imediato para uma solução liderada por António Costa e suportada pelos partidos da esquerda parlamentar.

As negociações à esquerda não estão ainda fechadas, mas, há, aparentemente, entendimento já conseguidos. De acordo com alguns jornais desta quarta-feira, a TSU das empresas, uma das propostas do documento socialista liderado por Mário Centeno, terá já caído.

Também os cortes nos salários da função pública são anulados já no próximo ano. O PS propunha, dois anos. Quanto ao salário mínimo, deve aumentar. Neste caso, foi a própria Catarina Martins quem confirmou, terça-feira à noite, no Porto.

Com a esquerda a pressionar e a maioria de centro direita a insistir que tem a legitimidade do seu lado, o Presidente deve pronunciar-se esta quarta-feira à noite. Cavaco disse que seria por ele que os portugueses saberiam a solução.

TSF – foto André Kosters / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana