domingo, 8 de novembro de 2015

Moçambique. NYUSI EXIGE FORMAÇÃO MILITAR QUALITATIVA



Anacleto Mercedes, da AIM, Boane

Boane (Moçambique), 05 Nov (AIM)
O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Filipe Nyusi, exige que o Estado-Maior General garanta a formação de sargentos em quantidade e qualidade, com base num curriculum actualizado e ajustado aos novos desafios para o alcance do alto desempenho militar interventivo.

Nyusi falava hoje durante a cerimónia de encerramento do VI Curso de Formação de Sargentos, um evento que teve lugar na Escola de Sargentos das FADM no distrito de Boane, província meridional de Maputo.

Explicou que os sargentos são o veio de transmissão do apoio logístico necessário para o cumprimento bem-sucedido da tarefa militar, pois, é deles que os praças continuamente bebem os ensinamentos de aprumo, aspectos técnicos, éticos e postura militar.

Também é sua tarefa garantir o cumprimento do dever no quadro das missões constitucionalmente consagradas às FADM, incluindo as de interesse público, humanitárias e de apoio à paz. Aliás, ele é o verdadeiro encarregado que cuida e defende os seus elementos (os praças), dos quais ouvem todas as preocupações e buscam soluções equilibradas sem os descriminar nem dividir.

A presença dos sargentos deve-se sentir em todos os ramos, unidades e serviços das FADM. Ao comando da escola, encorajo a procederem com as regras de maior rigor, inovação e elevados padrões de qualidade para que o sargento formado seja digno e merecedor da patente que passa a ostentar no quadro hierárquico das FADM pela sua qualidade de formação, disse.

Neste quadro, segundo o Comandante-em-Chefe das FADM, a formação deve privilegiar a investigação, a paciência militar, a ligação e extensão com as unidades militares no terreno.

Aos recém-graduados, o Presidente da República explicou que ser sargento exige uma aprendizagem contínua no processo de aplicação prática dos ensinamentos colhidos durante a formação teórica.

Tenham, sempre, presente que a vossa avaliação não é um fim em si, mas uma simples conclusão de uma etapa formativa teórica. O período que se segue será um longo percurso de aprendizagem prática. Lembrem-se que cada batalha será diferente da anterior. A vossa avaliação nesta formação apenas iniciou, devendo prolongar-se por toda a vossa vida, toda a vossa carreira militar, referiu.

Disse que o povo moçambicano, a quem juraram servir, vai aferir o seu nível de organização, solidariedade e competência, pelo que, diante do cumprimento das missões, o grau de disciplina será continuamente inspeccionado.

O Presidente disse ainda que a sua bravura e prontidão profissional avaliadas pela sua resposta aos desafios da defesa da pátria e pela capacidade da manutenção de paz e estabilidade no país, bem como serão honrados pela garantia da defesa da unidade nacional e soberania nacional e pela imposição do respeito da Constituição da República.

O ministro da Defesa Nacional, Salvador Ntumuke, disse, por seu turno, que a formação de quadros a altura de garantir a defesa da pátria, integridade territorial, salvaguarda da independência nacional constitui um dos desafios do sector da defesa para o presente quinquénio e se enquadra nos quatro pilares eleitos pelo sector, nomeadamente formação, infra-estruturas, logística e saúde militar.

Por isso, o encerramento deste curso constitui o caminhar para a prossecução do desafio e a prova de que a formação do Homem constitui a principal aposta da estratégia de desenvolvimento institucional.

A nossa esperança e convicção é que, no exercício das suas funções, estes sargentos irão observar os princípios de hierarquia vertical, subordinação e obediência ao comando, que rege as FADM, traduzindo-se em ensinamentos de justiça, cumprimento de deveres, respeito de direitos, correcção de soldados e estima reciproca, afirmou.

(AIM) ALM/SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana