segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cabo Verde. Bombeiros de Santa Catarina em greve por melhores condições de trabalho




Os Bombeiros Municipais da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago iniciaram hoje uma greve de dois dias. Em causa estão as mesmas reivindicações que estiveram na base da paralisação em Dezembro de 2015: o não cumprimento por parte da autarquia local do acordo celebrado no passado dia 21 de Outubro, que inclui o alargamento do número de piquetes e atribuição do subsídio nocturno e de risco aos bombeiros. A Câmara diz que não há verbas.

Em entrevista, esta segunda-feira, à Rádio Morabeza, o membro do secretariado do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e Serviços (STAPS), Arnaldo Cardoso, recorda que, em Outubro, a Câmara Municipal de Santa Catarina comprometeu-se em alargar o número de piquetes de três para cinco elementos, tendo ficado ainda definido o pagamento dos subsídios de risco e nocturno a todos os bombeiros.

“O valor, de acordo com aquilo que nós apresentamos a Câmara Municipal, na sede de mediação na Direcção-Geral do Trabalho, não chega a 40 mil escudos mensais de despesa para um corpo de bombeiros. Mas a Câmara nem contraria o montante que foi apresentado pelo sindicato. Fica surda e muda”, diz.

Do lado da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, o vereador da área do saneamento, água e protecção civil, José Alves, confirma o início do processo em Outubro. O autarca afirma que a Câmara pretendia incluir os subsídios no orçamento para este ano, que foi chumbado, pelo segundo ano consecutivo.

“No orçamento de 2014 [o último aprovado] não temos inscrição de verbas. Daí que não foi possível atender a esta reivindicação, porque não tendo inscrição não é possível levar a proposta à Assembleia para efeito de fixação do subsídio”, explica à Morabeza.

Em relação ao aumento do número de piquetes e efectivos, José Alves garante que dentro de “pouco tempo” o problema estará resolvido, tendo em conta que as inscrições para formação de novos elementos já terminaram e que, no momento, está-se na fase de selecção.

A greve dos Bombeiros Municipais de Santa Catarina de Santiago termina amanhã.

Sem comentários:

Mais lidas da semana