quinta-feira, 2 de junho de 2016

UE. FRANÇA ESCAPOU A SANÇÕES “PORQUE É A FRANÇA”, DIZ JUNCKER



No momento em que Bruxelas ameaça com sanções a Portugal, o presidente da Comissão Europeia admitiu que há países mais iguais que outros no que toca à aplicação das regras orçamentais na União Europeia.

A França já ultrapassou o teto dos 3% de défice mais de dez vezes desde que existe o euro. Mas apesar disso escapou sempre às sanções previstas nos pactos orçamentais europeus. A explicação para isso foi dada esta terça-feira pelo presidente da Comissão Europeia numa entrevista à televisão do Senado francês: as sanções não foram aplicadas “porque é a França”, afirmou Jean Claude Juncker.

“Conheço bem a França, os seus reflexos, as reações internas, as suas múltiplas facetas”, explicou Juncker, citado pela Reuters, acrescentando que as regras orçamentais não podem ser aplicadas “cegamente”.

As declarações de Juncker surgem no contexto das repetidas ameaças de responsáveis europeus de aplicar sanções a Portugal por não ter cumprido os limites do défice em 2015. E reabrem a discussão aberta pelo ex-presidente da Comissão Europeia Romano Prodi, quando afirmou em 2002 que o pacto de estabilidade “é estúpido”.

Esquerda.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana