quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Brasil | 12 ANOS DE PRISÃO PARA LULA



Tribunal confirma condenação de Lula por corrupção

Juiz revisor Leandro Paulsen votou no mesmo sentido que relator João Pedro Gebran Neto. Falta só um juiz votar, mas não alterará o sentido da decisão.

Juiz relator João Pedro Gebran Neto lembrou que argumentos da defesa de Lula da Silva já foram rejeitados e apoiou a decisão do juiz Sergio Moro na primeira instância. Depois de Gebran, que pediu ainda o aumento da pensa de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês, o juiz revisor do caso, Leandro Paulsen, também seguiu a mesma linha de argumentação e deu o segundo voto a confirmar a condenação de Lula. Só falta votar um juiz.

Presidente do Brasil entre 2003 e 2011, Lula começou a seguir o julgamento em casa, em São Bernardo do Campo, tendo entretanto seguido para o Sindicato dos Metalúrgicos.

Em Porto Alegre, cidade onde o julgamento está a acontecer, centenas de manifestantes concentram-se desde segunda-feira perto da sede do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), que analisa o recurso.

Lula da Silva, um dos líderes mais populares do Brasil, responde num julgamento na segunda instância que decidirá se mantém sua condenação em primeira instância pela prática dos supostos crimes de corrupção e branqueamento de capitais.

Neste processo, o ex-sindicalista foi acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade do Guarujá como suborno da construtora OAS, que em troca teria sido favorecida em contratos firmados com a Petrobras.

O julgamento definirá o futuro de Lula e poderá influenciar o desenvolvimento do processo político brasileiro antes das eleições presidenciais de outubro, nas quais o ex-presidente pretende apresentar-se como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula lidera todas as sondagens sobre as eleições até agora, mas uma eventual ratificação da sentença poderá impedi-lo de ser candidato.

Diário de Notícias com Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana