sábado, 17 de fevereiro de 2018

PORTUGAL| Bajulação e baba corre como rio no Big Show PSD


Carlos Tadeu, Setúbal

O PSD está em congresso desde ontem, sexta-feira. É o 37º congresso. Passos Coelho foi o primeiro orador. Disse adeus e mais umas patacoadas. Rui Rio, o recém eleito presidente do partido, interveio a seguir, mais do mesmo: muita parra que vai fluir em pouca uva. Mostrou-se antagónico ao Bloco Central e classificou extermistas aos de esquerda. Rio no seu melhor, aos ziguezages aparentes mas sempre à direita da alta finança, dos banqueiros e dos grandes empresários, do tira e rapa ao povo para dar aos bancos e aos outros detentores do capital que cava as desigualdades e reivindica salários de miséria, pensões e reformas de miséria para a vasta maioria dos que em Portugal trabalharam uma vida a serem explorados pelos que detêm as fortunas, por criminosos corruptores e corruptos que trazem à babuja políticos instalados nos poderes decisórios quando eleitos.

Temos badana para todo o fim de semana, o 37º congresso. A comunicação social explora o momento até à exaustão, para formar e informar… ou para manipular os que sejam menos cuidadosos e avisados. A palavra é a de que o PSD vai mudar. Existem até os que consideram que o PSD foi demasiado para a direita no sultanato de Passos Coelho e que meteu a social democracia na gaveta. Social democracia que Rui Rio vai agora rebuscar e reimplantar no partido. Acredite quem quiser, assim, de uma penada e sem obra feita. Dêmos tempo ao tempo e deixemos Rio sair da casca. Para já vai atirar-se à esquerda do PS como cão em jejum há mais de duas semanas. À esquerda a que chama extremista procurará isolá-la de forma a acabar de vez com a chamada geringonça. Dividir para fragilizar o PS, recuperá-lo como aliado. E reinar com as políticas de direita do costume, que cava com profundidade as desigualdades e aprofunda o fosso das ditas. Vêm aí mais catástrofes sociais se cairmos no anzol de Rio, deste seu PSD.

Neste congresso veremos o impacto – depois as consequências – da moção sobre injustiças sociais e desigualdades que é preciso combater. Os autores são do PSD, Pedro Duarte e Carlos Moedas. E depois o que farão na política e nas decisões após o congresso. O que fará Rio? Claro que este é um falso íman para cativar os que fugiram a sete pés do PSD, eleitores. Na prática irá redundar em uns cêntimos mal-coados para a ralé. A tal política de cêntimos para ti (a maioria, o povo) muitos milhões para mim (os senhores do capital que afinal são os patrões e donos destes políticos que elegemos muito estupidamente).

Entretanto, a pretexto do congresso, Cavaco Silva veio a público com declarações. Elogiou Passos, Rio, António Costa e a Procuradora Geral da República. Sobre ela Cavaco disse não compreender que viessem falar da sua substituição tão fora do tempo. Afinal o mandato dos PGR são da cariz único ou não? E se são porque teimam em os prolongar? Dá jeito a uns e nem tanto a outros? A “caldeirada entre políticos e a justiça é enorme e tem muitas espinhas. É o que tem parecido. E muitas vezes o que parece é. Como tantos dos ilustres dizem.

Hoje, sábado, o congresso prossegue. Amanhã também. Até agora têm-se andado a lamber uns aos outros. Eu elogio-te, tu elogias-me. Até Luísa Albuquerque fez voz na comunicação social. Entre muitas disse que Passos foi o maior, um grande PM… Eles lambem-se uns aos outros, enaltecem-se e reivindicam as suas grandes qualidades na recuperação económica de Portugal. Foram os melhores e os maiores. Mas o povo é que passou fome, caiu na maior das misérias com os apertos de cinto. Perdeu anéis e dedos, casas e até a vida. Muitos idosos morreram devido aos cortes para doações aos bancos e banqueiros – vigaristas ou não. Muitos suicidaram-se. Muitas famílias ficaram desfeitas por perda de empregos, por carências que não suportaram com unidade… Mas sim, pois. Eles, elas (a Albuquerque), esses tais políticos, governantes e troikos, é que foram uns grandes personagens. Sim, foram. Foram os “artistas” das autorias das situações extremamente milhentas de imposições de fome, miséria e mortes das populações. Os ricos ficaram mais ricos e os pobres muito mais pobres. E a pobreza aumentou, na afetação em números enormes, para os portugueses. Eis que agora as migalhas que o atual governo PS está a repor do que às populações lhes foi retirado e negado ao longo dos anos  da governação pela direita, PSD/CDS, é muitas vezes contestado por essa direita. Rui Rio já disse sobre isso que primeiro está o pagamento da dívida… Entende-se que por ele na governação os portugueses continuariam a passar fome e na mais das angustiosas miséria.

O descaramento de certos e incertos políticos que na governação tomaram decisões terríveis nas consequências danosas para os portugueses é inolvidável e inadmissível numa sociedade que se pretende democrática, transparente, justa. Livre de seitas e grupelhos que distribuem entre eles e seus próximos o que pertence ao país, aos portugueses. Nisso, Cavaco Silva, o PSD e o PS têm muito para se retratarem. Curiosamente, em vez disso, mascaram-se de heróis, de salvadores da Pátria. Saibam que sabemos que tal não corresponde à realidade.

A seguir iremos acrescentando algumas notícias e dicas à laia de guia do congresso em marcha e da bajulação e baba que por lá corre como rio. Senhoras e senhoras, eis o Big Show PSD.

CT | Foto em TSF

AS NOTÍCIAS E DICAS MAIS RELEVANTES DO 37º CONGRESSO PSD

"Não é fácil bater a geringonça, mas é preciso bater a geringonça" – Passos

Entrou como líder do partido e saiu como mais um soldado disponível para contribuir para a união do partido. "Disponham e até sempre".


Rio e Santana alcançam acordo para listas de unidade

Os representantes do presidente eleito do PSD e do seu adversário nas diretas chegaram a acordo para listas de unidade aos órgãos nacionais do partido exceto a Comissão Politica Nacional.


Bloco central? "Perdem tempo com o sexo dos anjos..." - Rio

No discurso de abertura como novo líder do PSD, Rui Rio prometeu atacar as autárquicas, modernizar o partido e acabar com a politização da Justiça. O mais importante foi o afastamento ao PS: "Esquecem-se que não ganharam as eleições".


"Caaalma, somos todos do mesmo partido": António e a carta aberta a Rio

Durante este sábado tem estado um militante do PSD à porta do Centro de Congressos de Lisboa a entregar a quem lhe estende a mão uma carta aberta a Rui Rio. Este ativista, como se chama, diz que são "sugestões".


"Gostava que Passos Coelho voltasse a ser primeiro-ministro" - Albuquerque

A ex-ministra das Finanças desvaloriza o crescimento e deixa farpas a Costa. Se Rio não vencer as próximas legislativas, não descarta candidatar-se à liderança do PSD: "Tenho 50 anos, porque não?


Cavaco elogia Rio, Passos e António Costa

Em fim de semana de congresso do PSD, o ex - Presidente da República não se alonga em comentários políticos por estar afastado da vida político-partidária. Cavaco deixa, no entanto, elogios a Passos e Rio. Quanto a Costa, considera-o um politico muito hábil.


- Em atualização

Sem comentários:

Mais lidas da semana